Sociedade

Ortopedista aborda sequelas do excesso de exercícios físicos

Carla Bumba

Jornalista

A prática de exercícios físicos por excesso e mal feitos é considerada como uma das principais causas de lesões nos joelhos, alertou, sábado, em Luanda, o director da área de Ortopedia do Hospital do Prenda.

14/04/2024  Última atualização 09H05
Félix da Silva explicou que tem acompanhado muitos jovens © Fotografia por: DR

Félix da Silva explicou que tem acompanhado muitos casos de lesões provocadas por exercícios excessivos e mal feitos envolvendo adolescentes e jovens, na faixa etária dos 14 aos 28 anos. "A frequência diária de idas aos ginásios, sem consulta médica prévia e acompanhamento de um personal trainer, são situações que acabam sempre muito mal”, considerou.

Os casos, disse, têm estado a aumentar no Hospital do Prenda, numa altura em que se recebe na área do Serviço de Urgência cerca de 80 por cento de pacientes e 20 casos nas consultas externas. Ainda sobre as questões clínicas de natureza ortopédica, o especialista esclareceu que o hospital recebe mais pacientes homens do que femininas. "Temos mais casos de lesões masculinas durante os exercícios físicos do que mulheres. Acredito que deve ser devido à complexidade dos exercícios”.

Urgências

De acordo com o médico ortopedista, a procura pelos serviços médicos tem ajudado a evitar que os casos não atinjam a incapacidade física total. O joelho, afirmou, é um articulado de ossos que, quando usamos mal ou excessivamente em determinadas actividades físicas, pode causar sérios problemas, tais como artrose no joelho.

"A artrose é considerada como um desgaste que afecta a articulação do joelho e pode ocorrer de forma gradual ou progressiva a partir da cartilagem, que reveste as superfícies articulares de ossos como a tíbia, o fémur e a patela”, esclareceu.

Lesões comuns

O especialista explicou que entre as lesões mais comuns, que afectam o joelho, está o rompimento do ligamento cruzado posterior, a luxação patelar, a condromalácia patelar, a artrose, a tendinite patelar, a síndrome do corredor e a lesão no menisco.

Diagnóstico e tratamento

O especialista em Ortopedia disse que, muitas vezes, o diagnóstico é de rápida resolução, mas alguns casos requerem diligências médico-clínicas mais complexas, devido à complexidade da estrutura óssea. "É preciso, em casos mais complexos, recorrer aos exames de imagens, como radiografia, ressonância magnética, para se avaliar o tipo de problema que afecta o joelho”, frisou.

Para tratar da lesão nos joelhos, explicou, muitas vezes, pode-se envolver a aplicação de gelo, através de compressas frias na região afectada, de forma a aliviar o inchaço e proporcionar a redução da dor, igualmente o uso de uma bandagem de compressão e elevar a perna afectada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade