Especial

Origem e celebração do dia da mãe

O Dia da Mãe é comemorado em Angola e em muitos outros países, no primeiro domingo do mês de Maio. É uma data católica celebrada em homenagem à Virgem Maria, mãe de Jesus.

05/05/2024  Última atualização 12H17
© Fotografia por: DR

Na Grécia Antiga e Roma

Nestes países, por exemplo, a celebração acontece em datas e razões diferentes. A comemoração mais antiga do Dia da Mãe remonta às festividades primaveris da Grécia Antiga, em homenagem de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.

Em Roma

As festas do Dia da Mãe eram dedicadas à Cybele, a mãe dos deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

 
Na Inglaterra

A celebração acontece no quarto Domingo de Quaresma, um dia chamado "Domingo da Mãe”, que inicialmente homenageava a Virgem Maria, mãe de Jesus. Com o passar do tempo, passou a homenagear todas as mães inglesas.

Nos Estados Unidos

Em 1904, quando Anna Jarvis perdeu a mãe, ficou muito triste. As Suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou a ser celebrada no segundo domingo de maio em todo o país. A partir daí, o Dia da Mãe popularizou-se pelo mundo, embora em datas diferentes.

Na verdade, o Dia da Mãe é uma homenagem que serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães. Nesta data, os filhos aproveitam para oferecer presentes e preparar surpresas para as mães, mostrando o quanto gostam delas e agradecendo todo o seu empenho e dedicação.


Mãe, amor puro e incondicional

Não há amor mais puro, mais incondicional, do que o amor de uma mãe. Ela é o alicerce, a luz que guia, o abraço que acolhe nos momentos de dor e alegria. Uma mãe é a personificação do amor, da força e da dedicação sem limites.

É ela que nos ensina os primeiros passos, que nos guia pelo  o caminho da vida, que nos conforta nas horas difíceis. Uma mãe é a presença constante, o porto seguro em meio às tempestades. O seu sorriso é a nossa alegria, suas palavras são o bálsamo para as nossas feridas.

Uma mãe é a guardiã dos nossos sonhos, a incentivadora dos nossos projectos, a nossa maior fã. Ela sacrifica-se sem hesitar, coloca-nos sempre em primeiro lugar, e nunca desiste de nós, mesmo quando erramos.

A importância de uma mãe transcende qualquer explicação. Ela é o elo que nos une ao mundo, o exemplo de amor incondicional que nos inspira a sermos melhores a cada dia. O seu amor é eterno, seu cuidado é infinito, e a sua presença é o maior presente que podemos ter.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial