Cultura

Organização anuncia candidatos para melhor filme internacional

Os filmes dos realizadores Asghar Farhadi, do Irão, Paolo Sorrentino, de Itália, e Fernando León de Aranoa, de Espanha, estão entre os 15 candidatos a uma nomeação para o Oscar de Melhor Filme Internacional, anunciados, ontem, pela Academia de Hollywood.

28/12/2021  Última atualização 09H37
© Fotografia por: DR
O japonês Ryusuke Hamaguchi e o norueguês Joachim Trier são outros cineastas que se destacam entre os candidatos à lista de cinco finalistas de Melhor Filme Internacional, que partiu com 93 produções, indicadas por outros tantos países e divulgadas pela Academia no passado dia 6.

Fora da corrida ficaram títulos como "A metamorfose dos pássaros”, da portuguesa Catarina Vasconcelos, "Deserto Particular”, do brasileiro Aly Muritiba, e "Titane”, da francesa Julia Ducournau, que este ano conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

As listas de candidatos a nomeações para a 94ª edição dos Oscares, que abrangem igualmente as categorias de melhor documentário, em curta e longa-metragem, melhor curta-metragem de animação, melhores banda sonora e canção, além de várias categorias técnicas, como melhor som, efeitos visuais e guarda roupa, foram, ontem, anunciadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

A longa-metragem documental de animação "Flee”, sobre um refugiado afegão, realizada pelo dinamarquês Jonas Poher Rasmussen, encontra-se duplamente seleccionada, integrada na lista de candidatos às nomeações de melhor documentário de longa-metragem e de filme internacional.

"Flee” chega a Hollywood com o prémio de melhor filme do Festival de Cinema de Animação de Annecy, em França, e com o prémio de melhor documentário do Festival de Sundance.

O realizador iraniano Asghar Farhadi, que já conquistou dois Oscares de melhor filme estrangeiro/internacional, com "Uma Separação”, em 2012, e "O Vendedor”, em 2017, volta a aproximar-se da derradeira etapa para a possível conquista de uma nova estatueta dourada, com a mais recente produção, "A Hero”, que já lhe valeu o Grande Prémio do Festival de Cannes.

A corrida para o título de melhor filme internacional conta, ainda, com "Drive my Car”, do japonês Ryusuke Hamaguchi, que conquistou os prémios da crítica e de melhor argumento, em Cannes; a comédia romântica de Joachim Trier "The Worst Person in the World”, da Noruega; e "The Hand of God”, com que Paolo Sorrentino evoca o crescimento em Nápoles, numa ficção que envolve o futebolista Maradona e já o deu o Grande Prémio do Júri do Festival de Veneza.

O filme espanhol "El Buen Patrón”, protagonizado por Javier Bardem, realizado por Fernando León de Araona, também se mantém na corrida.

Na área do documentário, a lista de candidatos à nomeação inclui filmes como "Summer of Soul (...Or, When the Revolution Could Not Be Televised)”, de Questlove, sobre o festival de música do Harlem, em 1969, de celebração da música da comunidade negra, e "The Velvet Underground”, de Todd Haynes, sobre a banda nova-iorquina.

"The Rescue”, sobre o salvamento de uma equipa de futebol infantil da Tailândia, que ficou presa numa gruta, "Billie Eilish: The World's a Little Blurry”, de R.J. Cutler, e "Julia”, de Julie Cohen e Betsy West, estão também entre os candidatos.

Alberto Iglesias, que compôs a música que acompanha "Madres Paralelas”, do realizador Pedro Almodovar, é um dos candidatos à nomeação de melhor banda sonora desta edição, assim como Jonny Greenwood, duplamente nomeado por "The Power of the Dog” e "Spencer”, assim como  Hans Zimmer, por "Dune” e "007 - Sem tempo para Morrer”.

As canções originais que disputam este ano uma nomeação para o Oscar incluem, entre outras, "Be Alive”, de Beyoncé, "No Time To Die”, de Billie Eilish, "Down to Joy”, de Van Morrison, "Sing 2”, dos U2, "Kid Cudi” e "Guns Go Bang”, de Jay-Z, "Where I Belong”, de Brian Wilson, e "Don’t Look Up”, de Ariana Grande.

As nomeações para todas as categorias são anunciadas no dia 8 de Fevereiro do próximo ano.
A cerimónia que culmina a 94ª edição dos Óscares da Academia de Hollywood acontece no dia 27 de Março, em Los Angeles.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura