A bolsa nova-iorquina fechou hoje em baixa, em reação a uma modesta da taxa de juro de referência pela Reserva Federal (Fed), apesar de modesta e menos agressiva face à inflação por causa da crise bancária.
A África do Sul pode ter este ano um crescimento económico nulo, alertou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI), atribuindo esta estagnação à crise de eletricidade que está há meses a provocar cortes regulares.
A Ordem dos Economistas de Angola (OEA) pretende contribuir na definição de políticas e estratégias sócio-económicas do Executivo para acelerar o crescimento e desenvolvimento económico do país, em benefício da população angolana.
Maria de Lourdes Bravo, que também é professora universitária, indicou que a pretensão da Ordem dos Economistas de Angola em contribuir na definição de políticas e estratégias económicas e sociais deverá ser feita através do envolvimento real dos seus membros e dos colégios de especialidade afectos às áreas de macroeconomia, economia da empresa, finanças e planeamento estratégico.
A Ordem dos Economistas de Angola é uma instituição reguladora do exercício das actividades profissionais e dos princípios e normas deontológicas do título de economista e ao exercício legal da profissão de economista.
Cédula valoriza classe
A bastonária da Ordem dos Economistas, Maria de Lourdes Bravo, indicou que a atribuição das cédulas profissionais vai valorizar os economistas no exercício da actividade económica.
Disse que todos os licenciados formados em Economia e Gestão, que queiram filiar-se à Ordem dos Economistas, podem beneficiar da cédula profissional, bastando apresentarem certificados autenticados.
Para o professor universitário Fausto de Carvalho Simões, membro fundador da Ordem dos Economistas, é um orgulho receber a primeira cédula profissional, que vai contribuir para a dignificação do exercício da actividade económica.
"Qualquer Ordem tem como objectivo contribuir para o crescimento e colaborar com as estruturas do Governo na divulgação das actividades afectas à Ordem em benefício do país, em congressos, colóquios e mesas redondas”, disse.
A economista Beatriz Kassome, que também recebeu a cédula, disse que a carteira vai permitir que os economistas associados à Ordem possam exercer a função de forma alinhada com as políticas da associação. "Qualquer profissão que tem uma Ordem, os membros filiados devem estar devidamente identificados, para dar-lhes mais autonomia e dignidade”, rematou.
De lembrar que a Ordem dos Economistas de Angola (OEA) foi criada a 1 de Março de 2018 e conta com mais de 700 filiados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola é o 39.º maior mercado de água engarrafada do mundo, com vendas de cerca de 600 milhões de dólares em 2021, à frente de Portugal, segundo um estudo das Nações Unidas sobre o mercado da água natural engarrafada, avança a Lusa.
O secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos, garantiu, terça-feira, em Luanda, estarem criadas as condições necessárias para se dar início a execução do Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (PLANAGRÃO) e de concessão de crédito aos respectivos operadores.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
O Presidente da República, João Lourenço, aconselhou, hoje, prudência na condução a todos os cidadãos, devido ao feriado prolongado, sublinhado que “muitos vão aproveitar para fazer-se à estrada, indo ao encontro de lugares que lhes são queridos ou que pretendem conhecer”.