Sociedade

Ordem dos Arquitectos traça planos sob nova direcção

Jurelma de Castro

Jornalista

O novo presidente do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) pediu, quinta-feira, em Luanda, o reconhecimento curricular dos quadros e o aumento do intercâmbio entre as instituições de ensino de Arquitectura com a Ordem dos Arquitectos de Angola.

01/12/2023  Última atualização 11H11
Victor Leonel © Fotografia por: DR
Victor Miguel disse que a ordem pretende, também, realizar formações contínuas nas diferentes áreas da arquitectura e uma série de acções de sensibilização, para melhor divulgar o trabalho dos arquitectos em algumas localidades do país.

O arquitecto adiantou ainda que a comunidade vai desenvolver acções para uma maior promoção do uso das novas tecnologias a custo reduzido para os membros. Outra meta, garantiu, é criar mecanismos para facilitar a mobilidade dos profissionais, especialmente entre os países membros do CIALP.

Entre as prioridades, destacou, consta também a instituição do Prémio CIALP de Arquitectura e das Escolas de Arquitectura, assim como a criação de parcerias com as instituições congéneres e regionais.

Para Victor Miguel, a arquitectura é o principal impulsionador da indústria dos materiais de construção e portanto os projectos feitos pelos angolanos deveriam ter a marca "Made in Angola”. "Queremos trabalhar mais com as comunidades na busca de  soluções, que levem à melhoria das condições de vida da população”, disse.

O dirigente

Victor Leonel é actualmente consultor da ministra do Ambiente e coordenador da Comissão de Gestão do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação da República de Angola. Foi ainda honrado com as Medalhas Presidenciais da Royal Institute of British Architects (RIBA), da America Institute of Architects (AIA) e da Korean Institute of Architects (Kia).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade