Política

Orçamento da SADC cobre menos de 10% das necessidades de África

Isaque Lourenço | Dubai

Jornalista

O cumprimento das metas climáticas de África, até 2030, representa uma necessidade financeira anual de 277 mil milhões de dólares, o que torna insuficiente o total de 27 mil milhões de contribuições dos países da Região Austral (SADC).

03/12/2023  Última atualização 07H21
Grande Muralha Verde da África Austral © Fotografia por: DR
Durante a reunião da Iniciativa Grande Muralha Verde da SADC, sábado, no Dubai, os Estados membros foram desafiados a elevar a referida contribuição, pelo Presidente em exercício da região.

João Lourenço disse que só as necessidades de Angola, por exemplo, para o quadriénio 2021-2025, se estimam em 44 mil milhões de dólares. O valor está em mais de 60 por cento acima do que reúnem todos os países em conjunto. Logo, o apelo do Chefe de Estado angolano foi claro: "precisamos de aumentar o nosso orçamento”.

Para o Chefe de Estado, um novo ciclo abriu-se para a comunidade mundial com a adopção dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável para o período 2015 -2030, pois as experiências acumuladas por todos vão ajudar a que sejam alcançados os desafios a que se propuseram.

"Estamos todos reunidos aqui para criar impulsos e coordenar acções em prol de um objectivo comum”, afirmou, indicando que a SADC tem potencial para construir um desenvolvimento sustentável, pois possui uma população jovem crescente e é dever dos países em conjunto educá-los, formá-los e também prepará-los para que possam enfrentar os desafios e oportunidades da crise climática.

Lembrou que, sob a presidência de Angola, a região da SADC deverá, em 2024, focar-se no capital humano e financeiro como catalisadores da industrialização, tal como o lema escolhido "Capital Humano e Financeiro Principais Motores para a Industrialização Sustentável da Região da SADC”.

Um apelo dirigido aos países foi de promoção de unidade e coesão entre os Estados, visando a melhoria da integração regional e a cooperação nos diversos sectores. A iniciativa da Grande Muralha Verde da SADC foi aprovada pela reunião dos ministros do Ambiente e dos Recursos Naturais em 2015.

A Iniciativa da Grande Muralha Verde da África Austral, sob o lema "Ampliando uma ambição africana para resolver as questões mais prementes do mundo".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política