O Presidente dos EUA, Joe Biden, assume que deu a ordem para aviões caças da Força Aérea abaterem, este sábado, o alegado balão espião chinês que sobrevoava o território norte-americano desde terça-feira.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
O sociólogo Jeremy Rifkin e o economista Daron Acemoglu vão integrar um comité de 70 especialistas que vão ajudar a oposição a tentar retirar do poder o actual Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, nas eleições de 2023.
"Chegou a hora de mudar o destino do país”, disse Kiliçdaroglu ao apresentar a milhares de simpatizantes a equipa que assessorará a preparação do Programa Eleitoral da oposição, num evento realizado num centro desportivo de Istambul e transmitido ao vivo pelo canal de televisão Halk.
Além de encerrar as duas décadas de Governo do conservador Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), de Erdogan, a aliança da oposição visa mudar a Constituição para que o país volte a um sistema parlamentar democrático, em vez do actual presidencialismo.
"A solução não passa por substituir um único homem no poder”, disse o político social-democrata, lembrando a sua proposta de reduzir os poderes do Chefe de Estado, que actualmente é também chefe de Governo, a meras funções representativas, e que um Primeiro-Ministro assuma a responsabilidade do Executivo.
Para moldar uma "nova Turquia”, Kiliçdaroglu anunciou a formação de um Comité de 70 especialistas turcos e estrangeiros que também aconselhariam o novo Governo, no caso de a aliança de oposição conseguir vencer as eleições.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.
As Nações Unidas alertaram este sábado para o agravamento da situação de segurança na Nigéria com o aumento de ataques "baseados na identidade", na sequência da morte de 40 membros da comunidade fulani na semana passada.
As Forças Navais dos Estados Unidos da América (EUA) defenderam este sábado, na África do Sul, o reforço da segurança militar conjunta nas águas do continente africano para manter a estabilidade global.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.
A coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.