Mundo

Oposição da Nigéria pede a anulação do resultado das eleições

JA Online

O líder do Partido Trabalhista da Nigéria, Peter Obi, deu entrada a uma petição no tribunal para anular os resultados das eleições presidenciais que classificam o membro do partido no poder como vencedor, por alegada violação da lei eleitoral, na última segunda-feira.

22/03/2023  Última atualização 15H30
Líder do partido trabalhista da nigéria contesta resultado das presidenciais © Fotografia por: DR

A Comissão Eleitoral Nacional Independente da Nigéria (INEC) apontou Bola Tinubu como vencedor das eleições presidenciais realizadas no passado dia 25 de Fevereiro deste ano, com 37% das votações que tiveram pouca adesão por parte da população daquele país.

Peter Obi ficou na terceira posição na corrida eleitoral contra o partido All Progressive Congress (APC), partido no poder, e o Partido Democrático do Povo (PDP), maior partido da oposição nigeriana.

O político declara as falhas e o atraso do envio electrónico dos resultados finais das eleições por parte da INEC como uma das irregularidades do processo, sendo ele o real vencedor das presidenciais "com base nos votos válidos expressos", portanto "deve ser declarado e devolvido o vencedor das eleições presidenciais", disse, citado pelo Africanews.

Segundo a mesma fonte, o líder do PDP, Atiku Abubakar, anunciou também que vai contestar os resultados, considerando as declarações da Comissão Eleitoral Nacional Independente como "uma violação da democracia".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo