Sociedade

Operadoras movimentam cerca de sete mil passageiros

Pedro Bica| Jornalista

Cerca de sete mil passageiros são transportados, diariamente, pelas 300 operadoras licenciadas em todo o país, revelou, sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para os Transportes Terrestres.

22/01/2023  Última atualização 07H05
Novos autocarros © Fotografia por: Edições Novembro
Jorge Bengue apresentou estes dados durante o acto de inauguração do terminal rodoviário interprovincial moderno de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias, pertencente à empresa Real Express, no Morro Bento.

O secretário de Estado considerou que as ligações interprovinciais têm sido uma janela onde a maioria das deslocações é  feito, daí exortar as operadoras a promover acções de sensibilização de motoristas para maior cautela no exercício da condução.

"Hoje, não nos resta mais nada, senão lançar um apelo a todos os investidores dos Transportes, por ter  em muitas oportunidades para realizar negócios. É um sector que ainda carece de muitos investimentos, sobretudo, nos transportes terrestres”, realçou.

Jorge Bengue ressaltou que as reais necessidades do país, em termos de deslocações, são as que ocorrem nos perímetros urbanos, ligações municipais e interprovinciais.

Neste contexto, disse ser importante que o sector bancário acompanhe melhor os empresários nacionais, na concessão de créditos para o investimento nos transportes rodoviários.

O secretário de Estado apelou à sensibilidade, abertura e apoios ao sector, no sentido dos empresários e o Governo facilitarem a mobilidade da população a nível regional.

"O desenvolvimento do nosso país só será possível, se, efectivamente, estivermos de braços dados, e fizermos, exactamente, o mesmo percurso em simultâneo, tendo em conta que o Governo ao seu nível a fazer a sua parte”, considerou.

Novos 25 autocarros interprovinciais 

Os transportes públicos interprovinciais, em Luanda, foram reforçados com mais 25 novos autocarros, desde sexta-feira, anunciou o PCA da Real Express.

Egildo Ferraz Béu referiu que, para materializar este projecto de compra de 25 autocarros, no quadro do empreendedorismo, criatividade, resiliência e fé foram investidos dois milhões de dólares.

Os autocarros, cada um com capacidade de 34 lugares, vão, inicialmente, cobrir as rotas Luanda/Soyo e Luanda/Mbanza Kongo, para, depois, operar no percurso Luanda/Huíla/Huambo.

Egildo Béu avançou que estes serviços permitiram a criação de cerca de 200 postos de trabalho directo e indirecto, cujo objectivo é aumentar a cifra medida que a empresa for crescendo, uma contribuição que se junta aos esforços do Governo para minimizar a taxa de desemprego no país.

Passadeira e pedonais 

Luanda vai, em breve, dispor de mais passadeiras e pedonais, anunciou o vice-governador provincial para a Área Técnica e Infra-estruturas, Cristino Mário Ndeitunga.

O responsável provincial explicou que a construção de passadeiras e pedonais vai decorrer no quadro de investimentos do Ministério das Obras Públicas e do Governo de Luanda.

Cristino Mário Ndeitunga fez saber que, actualmente, existem trabalhos de melhoria das pedonais e passadeiras já existentes, com vista a garantir maior mobilidade dos munícipes em toda a extensão da capital do país.

O vice-governador assegurou que existe um plano de investimentos que consiste na construção de paragens de autocarros, devidamente equipadas, para  melhor ambiente aos passageiros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade