Cerca de 12 horas após o desabamento de um edifício de seis andares na madrugada deste sábado, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, continuam os trabalhos de remoção dos escombros, sem registo de mortes, informou, há instantes, o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos.
A falta de manutenção e alterações que impactaram no tempo de vida útil da estrutura, foram apontadas hoje como as causas do desabamento do edifício 41, ocorrido na madrugada deste sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, pelo engenheiro de construção civil, Edmundo Sapalalo.
Cerca de sete mil passageiros são transportados, diariamente, pelas 300 operadoras licenciadas em todo o país, revelou, sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para os Transportes Terrestres.
O secretário de Estado considerou que as ligações interprovinciais têm sido uma janela onde a maioria das deslocações é feito, daí exortar as operadoras a promover acções de sensibilização de motoristas para maior cautela no exercício da condução.
"Hoje, não nos resta mais nada, senão lançar um apelo a todos os investidores dos Transportes, por ter em muitas oportunidades para realizar negócios. É um sector que ainda carece de muitos investimentos, sobretudo, nos transportes terrestres”, realçou.
Jorge Bengue ressaltou que as reais necessidades do país, em termos de deslocações, são as que ocorrem nos perímetros urbanos, ligações municipais e interprovinciais.
Neste contexto, disse ser importante que o sector bancário acompanhe melhor os empresários nacionais, na concessão de créditos para o investimento nos transportes rodoviários.
O secretário de Estado apelou à sensibilidade, abertura e apoios ao sector, no sentido dos empresários e o Governo facilitarem a mobilidade da população a nível regional.
"O desenvolvimento do nosso país só será possível, se, efectivamente, estivermos de braços dados, e fizermos, exactamente, o mesmo percurso em simultâneo, tendo em conta que o Governo ao seu nível a fazer a sua parte”, considerou.
Novos 25 autocarros interprovinciais
Os transportes públicos interprovinciais, em Luanda, foram reforçados com mais 25 novos autocarros, desde sexta-feira, anunciou o PCA da Real Express.
Egildo Ferraz Béu referiu que, para materializar este projecto de compra de 25 autocarros, no quadro do empreendedorismo, criatividade, resiliência e fé foram investidos dois milhões de dólares.
Os autocarros, cada um com capacidade de 34 lugares, vão, inicialmente, cobrir as rotas Luanda/Soyo e Luanda/Mbanza Kongo, para, depois, operar no percurso Luanda/Huíla/Huambo.
Egildo Béu avançou que estes serviços permitiram a criação de cerca de 200 postos de trabalho directo e indirecto, cujo objectivo é aumentar a cifra medida que a empresa for crescendo, uma contribuição que se junta aos esforços do Governo para minimizar a taxa de desemprego no país.
Passadeira e pedonais
Luanda vai, em breve, dispor de mais passadeiras e pedonais, anunciou o vice-governador provincial para a Área Técnica e Infra-estruturas, Cristino Mário Ndeitunga.
O responsável provincial explicou que a construção de passadeiras e pedonais vai decorrer no quadro de investimentos do Ministério das Obras Públicas e do Governo de Luanda.
Cristino Mário Ndeitunga fez saber que, actualmente, existem trabalhos de melhoria das pedonais e passadeiras já existentes, com vista a garantir maior mobilidade dos munícipes em toda a extensão da capital do país.
O vice-governador assegurou que existe um plano de investimentos que consiste na construção de paragens de autocarros, devidamente equipadas, para melhor ambiente aos passageiros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, visitou, este sábado, o local onde desabou na madrugada de hoje um edifício de seis andares, localizado na avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Uma possível “ruptura da tubagem as redes de distribuição de água do edifício vizinho, que contribuiu para a perda de capacidade de suporte do solo de fundação” pode estar na causa do desabamento na madrugada deste sábado, do prédio 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, de acordo com o proprietário do edifício (FUNDINVESTE).
O governador da província de Luanda, Manuel Homem, assegurou, este sábado, que vai se pronunciar a qualquer instante sobre o desabamento do prédio 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, na capital do país.
Os testes psicotécnicos Online para o acesso ao Concurso Público na Administração Geral Tributária (AGT), antes agendado para este sábado, 25, foram adiados por "razões de natureza técnica e operacional", informou a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, visitou, este sábado, o local onde desabou na madrugada de hoje um edifício de seis andares, localizado na avenida Comandante Valódia, em Luanda.
O governador da província de Luanda, Manuel Homem, assegurou, este sábado, que vai se pronunciar a qualquer instante sobre o desabamento do prédio 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, na capital do país.
Os testes psicotécnicos Online para o acesso ao Concurso Público na Administração Geral Tributária (AGT), antes agendado para este sábado, 25, foram adiados por "razões de natureza técnica e operacional", informou a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).
Dois novos investimentos privados instalados no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela - Benguela (PDICB) vão gerar, nos meses de Abril e Maio, cerca de três mil empregos directos, segundo o presidente do Conselho de Administração.
As 18 famílias que moravam no prédio 41 de seis andares da Avenida Comandante Valódia, que desabou, na madrugada deste sábado, foram transferidos "oportunamente" e em segurança para uma unidade hoteleira, em Luanda.
O Governo de Angola desmentiu, sexta-feira, de forma veemente, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a informação avançada, neste dia, pela estação televisiva CNN-Portugal, segundo a qual teria enviado mercenários angolanos para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia.