Economia

OPEP+ produziu 42,7 milhões de barris por dia

A OPEP+ viu a sua produção combinada de petróleo aumentar em 140 KBPD (produção diária de petróleo) para 42,71 milhões de barris por dia (MBPD) em Dezembro, porém, a aliança ainda está 1,8 MBPD abaixo da sua meta.

17/01/2023  Última atualização 08H55
© Fotografia por: DR

A produção da Rússia permaneceu praticamente inalterada, enquanto a Nigéria registou uma recuperação na produção para uma alta de vários meses. 

Estima-se que a produção da OPEP tenha aumentado em 120 KBPD em Dezembro comparativamente ao mês de Novembro, devido a uma melhoria na produção nigeriana. Apesar desse aumento observado no mês passado, o grupo ainda está 780 KBPD abaixo da meta colectiva dos 10 membros vinculados ao pacto OPEP+. 

O défice de produção diminuiu ligeiramente se comparado a Novembro, onde os 10 produtores da OPEP produziram cerca de 800 KBPD abaixo da quota estipulada para a organização. A OPEP divulgará os números oficiais da produção nesta semana em seu Relatório Mensal do Mercado de Petróleo (MOMR) de Janeiro.

Por outro lado, os níveis de produção abaixo da quota poderão continuar, já que o maior membro da OPEP+, a Rússia, deverá registar uma diminuição na sua produção à medida que os embargos da UE e os limites de preço do petróleo e produtos entram em vigor em Fevereiro.

No final de Dezembro, o vice-Primeiro-Ministro da Rússia, Alexander Novak, afirmou que a Rússia poderia reduzir a sua produção de petróleo de 500 KBPD para 700 KBPD em resposta ao tecto do preço do petróleo.

 

Mais gás no Egipto

A companhia italiana de hidrocarbonetos Eni anunciou, no domingo, a "importante descoberta" de um novo campo de gás no poço de exploração Nargis-1, na Concessão da Área Marinha de Nargis, no Mar Mediterrâneo Oriental, ao largo do Egipto.

Num comunicado, a empresa indica que no poço Nargis-1 encontrou-se a cerca de 61 metros arenitos contendo gás do Miocénico e Oligocénico e "a descoberta pode ser desenvolvida aproveitando a proximidade das instalações existentes da Eni".

A área de concessão ao Largo de Nargis, no Egipto, é de 1.800 quilómetros quadrados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia