Economia

Opep mantém previsão de alta na procura global por petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) segue prevendo que a demanda global por petróleo avançará 2,2 milhões de barris por dia (bpd) em 2023, segundo o relatório mensal publicado terça-feira.

18/01/2023  Última atualização 09H53
© Fotografia por: DR

O cartel também reiterou a sua estimativa de aumento na demanda global em 2022, em 2,5 milhões de bpd.

No documento, porém, a Opep destaca que a projecção deste ano está sujeita a incertezas como desdobramentos económicos globais, mudanças em políticas para a contenção da Covid-19 e tensões geopolíticas.

A Opep manteve também a sua previsão para o aumento da oferta de petróleo entre países fora do grupo em 2023, em 1,5 milhão de bpd, segundo o relatório mensal publicado nesta terça-feira.

Os países que devem contribuir mais para o incremento da oferta em 2023 são EUA, Noruega, Brasil, Canadá, Cazaquistão e Guiana, segundo a Opep. Por outro lado, são esperadas quedas na oferta da Rússia e México.

A Opep também confirmou a sua estimativa de acréscimo da oferta em 2022, em 1,9 milhão de bpd.

Ainda no relatório, a Opep informa que a sua produção cresceu 91 mil bpd em Dezembro em relação a Novembro, para uma média de 28,97 milhões de bpd, de acordo com fontes secundárias.

Petróleo negociado em alta

Ontem, os futuros do petróleo subiram durante a sessão asiática. Na Bolsa Mercantil de Nova Iorque, os Futuros do Petróleo para entrega em Março foram negociados a 79,58 dólares, por barril.

Anteriormente negociadas na alta da sessão a dólares por barril, o petróleo estava propenso a encontrar apoio em 77,1 e resistência em 80,19 dólares

O Índice Dólar Futuros, que acompanha o desempenho do dólar norte-americano em comparação com a cesta das seis principais moedas, registou ganhos de 0,24 por cento para negociação a 102,19 dólares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia