Economia

ONU vai investir em sistemas alimentares

O Fundo Internacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento Agrícola e o Banco Africano do Desenvolvimento unem forças para solucionar problemas ligados à produtividade agrícola em África.

06/02/2023  Última atualização 09H41
© Fotografia por: DR

A intenção foi formalizada num acordo que vai apoiar a Missão Pan-Africana, 1 para 200, cujo foco é aumentar a produção de alimentos, através da expansão das agrotecnologias, com investimentos no acesso aos mercados a promover. A acção surge num contexto em que a segurança alimentar de milhões de africanos continua a ser afectada pela subida dos preços dos alimentos e dos combustíveis. A situação pode ser agravada ainda mais pelas ameaças de uma crise de dívida em alguns países.

A iniciativa conjunta quer construir sistemas alimentares sustentáveis, inclusivos e adaptados ao clima e reduzir a dependência de importação de alimentos, fornecendo apoio aos pequenos agricultores.

O presidente do Fundo, Álvaro Lario, explica como a actual convergência de crises expôs as questões estruturais subjacentes que afectam a agricultura e os sistemas alimentares e disse que muitos países da África precisam encontrar soluções agora para evitar consequências mais extremas.

As projecções indicam que o agronegócio em África produza 1 trilião de dólares até 2030 e apresente uma boa oportunidade de negócios para os investidores.


Fraca produtividade

O Fundo da ONU considera a alta nos preços dos fertilizantes um obstáculo para a produção de alimentos em muitos países africanos e prevê limitação nas importações de grãos devido à guerra na Ucrânia e factores ambientais que acabam afectar o abastecimento de alimentos no continente.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), desde 2020, houve um aumento de 8,5 por cento no custo de uma cesta básica de consumo alimentar em África. As altas taxas de juro e a desvalorização da moeda agravam a dívida em muitos países de baixa renda. Cerca de 60 por cento dos países estão em alto risco ou em sobreendividamento que expõe países a dívida em meio a uma crise alimentar histórica.

O M1-200 busca atrair investimentos para impulsionar pequenas e médias empresas do setor agrícola. A iniciativa garantirá que pequenos produtores de alimentos em toda a cadeia de valor agrícola sejam incluídos e que empregos adicionais sejam criados para aqueles que precisam. Os últimos choques económicos e sociais induzidos pelo clima reverteram anos de ganhos em desenvolvimento e aumentaram a fome e a pobreza extrema em África, o continente com maiores taxas de fome no mundo.

Uma pessoa, em cada cinco, sofre de fome em África e 278 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar, conforme o último relatório da ONU sobre a situação deste flagelo. O presidente do Fundo da ONU realça que só por via do investimento em pequenos agricultores se pode resolver a espiral descendente de crise em crise.

Os investimentos estratégicos podem aumentar a produtividade agrícola, construir na alimentação e abrir caminho para uma distribuição e acesso mais equitativo aos alimentos. Ele enfatizou ainda o compromisso de investir na transformação da agricultura africana e no desenvolvimento rural por meio de parcerias público-privadas, lembrando que o Fundo pode reunir volumes muito maiores de financiamento.

A parceria é base do Feed Africa, principal estratégia do Banco Africano e complementa os principais programas do Fundo da ONU, incluindo a carteira de investimentos nas áreas de transformação rural inclusiva, desenvolvimento agrícola, nutrição, segurança alimentar e adaptação climática.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia