Mais de 600 voos foram cancelados hoje, até meio do dia, e cerca de 2.100 estavam atrasados, nos aeroportos dos Estados Unidos, em vésperas do feriado nacional do 4 de Julho, devido à falta de pessoal.
O ministro da Defesa russo Serguei Shoigu afirmou hoje que as forças russas controlam toda a região ucraniana de Lugansk, no Donbass, depois de conquistada a cidade-chave de Lisichansk, alvo de combates intensos nos últimos dias, adiantou a AFP.
O Secretário-Geral adjunto da ONU para África disse, sexta-feira, ao Conselho de Segurança, que o terrorismo e a insegurança continuam a espalhar-se no Sahel, devastando a vida de milhões de pessoas.
Numa declaração lida numa sessão especial da ONU, a mesma responsável referiu que "agora, mais do que nunca, os países da região precisam intensificar os esforços para defender e proteger os direitos humanos. "Desenraizar grupos terroristas, que muitas vezes estão profundamente enredados ou inseridos nas comunidades, é um desafio único no Sahel e tornou as operações de combate ao terrorismo imensamente difíceis de realizar”, acrescentou.
A ONU anunciou, ontem, que vai disponibilizar mais 30 milhões de dólares para combate à fome no Sahel, num momento em que a crise alimentar se agrava em muitos países, devido à guerra na Ucrânia e a conflitos internos, para responder a necessidades urgentes no Níger, Mali, Chade e Burkina Faso, elevando o valor total do Fundo Central para Emergências das Nações Unidas dedicado à alimentação naquela região para 95 milhões de dólares até agora, no ano em curso.
Enquanto isso, uma delegação de 16 membros da CEDEAO está desde ontem em Ouagadougou para continuar a sua análise da situação no Burkina Faso, disse o porta-voz do Governo, Lionel Bilgo.
Esta delegação, liderada pela ministra das Relações Exteriores do Ghana, Shirley Ayorkor Botchway, e pelo Presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, "é composta por especialistas nas áreas militar, segurança humanitária e política”, disse Bilgo.
O Burkina Faso foi suspenso da CEDEAO desde o golpe que levou o tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba ao poder, no final de Janeiro. A Junta estabeleceu um período de transição de três anos antes das eleições, mas a CEDEAO quer que a duração seja reduzida.
Onda de raptos
Um casal italiano, um homem togolês e seu filho foram raptados na região de Sincina, a Leste de Bamako, disseram, ontem, fontes religiosas, que indicaram que as vítimas pertencem à comunidade das Testemunhas de Jeová. A região do Mali, onde as quatro pessoas foram raptadas, fica perto da fronteira com o Burkina Faso, onde homens armados raptaram uma freira norte-americana de 83 anos, a 5 de Abril último. O rapto do casal italiano eleva para oito o número de ocidentais raptados no Sahel Central (Mali, Níger e Burkina Faso).
O último incidente semelhante conhecido, também em Abril, foi o rapto do jornalista francês Olivier Dubois por um grupo filiado na Al-Qaeda, em Gao, no Norte do Mali.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma operação coordenada pela Agência Europeia para a cooperação policial (Europol), que contou com as autoridades espanholas, suecas, francesas e holandesas, desmantelou uma das organizações de tráfico de estupefacientes “mais activas na Europa”, disse, este sábado, a Polícia Nacional espanhola.
Milhares de pessoas protestaram, sexta-feira, em várias cidades espanholas contra a morte de pelo menos 23 imigrantes africanos na semana passada no enclave espanhol de Melilla, que faz fronteira com Marrocos.
A morte de um civil hoje aumentou para 114 o número de manifestantes mortos em protestos contra o golpe de Estado militar de Outubro no Sudão, onde se mantêm cortadas várias estradas na capital para impedir os manifestantes.
A transportadora aérea angolana - TAAG, reforçou, este sábado, a rota regional essencial, com destaque para as destinadas às províncias, com a sexta encomenda da aeronave do modelo Dash 8-Q400, produzidas por um consórcio do Canadá.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, prestou uma informação detalhada sobre o processo eleitoral angolano aos homólogos dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), acreditados em Addis Abeba.
O município do Tômbwa, o maior em área territorial da província do Namibe, tem 18.019 km². A cidade e comuna-sede é o principal centro urbano do município. Nela vive 60 por cento da população, sendo na sua maioria pescadora. Limitado a norte pelos municípios de Moçâmedes e a leste pelo município do Virei e pela província do Cunene, a sul pela República da Namíbia, e a oeste pelo Oceano Atlântico, Tômbwa, há vários anos, vem enfrentando o avanço das areias do deserto, num desafio ecológico de desfecho imprevisível. Além da comuna-sede, o município possui as comunas do Iona e São Martinho dos Tigres.
O livro “Exercício da Profissão Docente: Imagens, Representações e Desafios” chega ao mercado sob a chancela da editora e distribuidora “Soletrar”, e será apresentado na próxima sexta-feira, 8 de Julho, no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico Tocoísta, em Luanda.
O Chefe de Estado, João Lourenço, destacou, este sábado, a articulação entre os Governos de Angola e da República Democrática do Congo (RDC), em torno de iniciativas comuns voltadas para a estabilização política da região.
Os Palancas Negras embarcam, este domingo, às 17h00, para a cidade sul-africana de Durban, onde iniciam a competir, terça-feira, no Grupo A da 21ª edição da Taça COSAFA, com os Celacantos das Ilhas Comores, Zebras do Botswana e Piratas das Ilhas Seychelles.