O relator da ONU para execuções arbitrárias e extrajudiciais, Morris Tidball-Binz, pediu hoje aos investigadores de alegados crimes de guerra russos na Ucrânia que coordenem o trabalho, para acelerar o processo.
"Sem essa coordenação, há um risco considerável de sobreposição e duplicação de trabalho, o que prejudicaria a eficácia e eficiência das investigações", explicou o relator da ONU.
Tidball-Binz avisou que as vítimas de alegados crimes de guerra e de crimes contra a humanidade podem aumentar o trauma das vítimas "se estas forem entrevistadas várias vezes por diferentes investigadores".
O perito acrescentou que a identificação digna de restos humanos, "com um tratamento que respeite os seus familiares", é essencial para o desenrolar das investigações, nomeadamente para evitar que muitas pessoas assassinadas sejam consideradas simplesmente desaparecidas durante muito tempo.
"O direito internacional exige que as investigações sejam rápidas, eficazes, completas, independentes, imparciais e transparentes", concluiu Tidball-Binz, que é médico especialista em ciências forenses, direitos humanos e acção humanitária.
Este relator já tinha participado, na década de 1980, na criação do primeiro banco de dados genético para localizar vítimas de desaparecimentos forçados na Argentina, trabalhando directamente com a organização Avós da Plaza de Mayo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro da Defesa russo Serguei Shoigu afirmou hoje que as forças russas controlam toda a região ucraniana de Lugansk, no Donbass, depois de conquistada a cidade-chave de Lisichansk, alvo de combates intensos nos últimos dias, adiantou a AFP.
Uma operação coordenada pela Agência Europeia para a cooperação policial (Europol), que contou com as autoridades espanholas, suecas, francesas e holandesas, desmantelou uma das organizações de tráfico de estupefacientes “mais activas na Europa”, disse, este sábado, a Polícia Nacional espanhola.
Milhares de pessoas protestaram, sexta-feira, em várias cidades espanholas contra a morte de pelo menos 23 imigrantes africanos na semana passada no enclave espanhol de Melilla, que faz fronteira com Marrocos.
Em Lusaka, Zâmbia, na década de 60, quando se registava uma acentuada dinâmica de conjugações de esforços políticos virados para as independências das então colónias portuguesas, a chegada de Agostinho Neto alterou a correlação de forças e teve um grande impacto na esfera de influência, por conta da di-mensão da sua figura, que estava equipada com ferramentas políticas sofisticadas, desde já o seu pensamento profundo que não era tribal nem racista, suplantando a presença de outros políticos como Savimbi, que se apoiava mais em laços tribais da região dos Ovambo, com afinidades na Namíbia, tentando conseguir a simpatia da SWAPO, mas tal propósito não vingou devido à figura de Neto.
A transportadora aérea angolana - TAAG, reforçou, este sábado, a rota regional essencial, com destaque para as destinadas às províncias, com a sexta encomenda da aeronave do modelo Dash 8-Q400, produzidas por um consórcio do Canadá.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, prestou uma informação detalhada sobre o processo eleitoral angolano aos homólogos dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), acreditados em Addis Abeba.
Quadros e militantes da UNITA da região Centro, que compreende as províncias do Cuanza-Sul e de Benguela, foram informados, este sábado, na cidade do Sumbe, da estrutura orgânica que vai dirigir a campanha eleitoral.
O livro “Exercício da Profissão Docente: Imagens, Representações e Desafios” chega ao mercado sob a chancela da editora e distribuidora “Soletrar”, e será apresentado na próxima sexta-feira, 8 de Julho, no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico Tocoísta, em Luanda.
O embaixador de Angola no Brasil, Florêncio de Almeida, realizou um encontro com os líderes das comunidades angolanas residentes no Estado de São Paulo, durante o qual esclareceu aspectos pertinentes ligados ao processo de votação na diáspora.