O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reiterou hoje a esperança de que, em junho, a Ucrânia obtenha o estatuto de candidato à União Europeia (UE), após o Presidente polaco, Andrzej Duda, garantir o seu apoio e o da Polónia.
O presidente da câmara de Nova Iorque, Eric Adams, declarou hoje estado de emergência para impedir o aumento do preço do leite em pó para bebés, um produto em escassez sem precedentes nos Estados Unidos.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) apelou à França, que detém a presidência rotativa da União Europeia (UE), para acabar com "violações de direitos” nas fronteiras europeias, "negociando uma reforma duradoura" das políticas de asilo.
"Devemos garantir o acesso ao território e enfrentar as violações dos direitos humanos nas fronteiras, onde continuaram em 2021 as devoluções violentas, práticas que põem em perigo a vida das pessoas e que violam os direitos humanos, nomeadamente o direito de pedir asilo”, declarou à agência de notícias France-Presse (AFP) Celine Schmitt, porta-voz do ACNUR em França.
A agência da ONU pede "investigações" sobre essas práticas. O apelo do ACNUR também foi dirigido à República Checa, país que sucederá a França na presidência rotativa da UE. A
reforma do asilo e das migrações foi iniciada pela Comissão Europeia
(CE) em Setembro de 2020, mas esbarra em profundas divisões entre os 27
Estados-Membros da UE, sendo uma das principais questões da presidência
francesa, que se iniciou em 01 de Janeiro.
Segundo o ACNUR, o Pacto migratório "oferece a oportunidade de passar de uma abordagem ‘ad hoc’ [específica] para uma abordagem global comum, bem gerida e previsível", reforçando a "solidariedade intraeuropeia". Sobre este último ponto, o Alto Comissariado quer "relançar uma operação europeia de busca e salvamento no mar", especialmente no Mediterrâneo, onde apenas barcos de organizações não-governamentais (ONG) tentam resgatar migrantes, explicou Céline Schmitt.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO director geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a pandemia da covid-19 não acabou apesar da descida dos números globais de novos contágios e mortes, apelando a que os países continuem alerta.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, declarou-se hoje, em Seul, preparado para um eventual ensaio nuclear da Coreia do Norte, mas reafirmou a abertura ao diálogo com uma mensagem a Kim Jong Un, antes de partir para o Japão.
O presidente senegalês anunciou hoje que vai deslocar-se à Rússia e à Ucrânia em nome da União Africana, a que actualmente preside, após um convite de Moscovo e o desejo manifestado pelo Presidente ucraniano de contactar com líderes africanos.
O secretário-geral das Nações Unidas apelou hoje aos países membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que invistam na saúde e dêem àquela organização o "financiamento sustentável" de que precisa.
O director geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a pandemia da covid-19 não acabou apesar da descida dos números globais de novos contágios e mortes, apelando a que os países continuem alerta.
Um caçador (António Mayembe), de 56 anos, morreu, na comuna do Kinsimba, município do Tomboco, província do Zaire, depois de ter sido atingido com tiro pelo colega durante a caça, informou ao Jorna de Angola a Polícia Nacional.
O presidente senegalês anunciou hoje que vai deslocar-se à Rússia e à Ucrânia em nome da União Africana, a que actualmente preside, após um convite de Moscovo e o desejo manifestado pelo Presidente ucraniano de contactar com líderes africanos.
O secretário-geral das Nações Unidas apelou hoje aos países membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que invistam na saúde e dêem àquela organização o "financiamento sustentável" de que precisa.
O Ministério da Educação prevê, até ao final do ano, capacitar 110 formadores de professores da iniciação, em matéria de comunicação linguística e expressão, representação matemática, meio físico e social, de acordo com o secretário de Estado para o Ensino Secundário.
O Conselho de Administração e a Comissão Executiva do Banco Yetu anunciaram, sexta-feira, um lucro de 10,5 mil milhões de kwanzas, alcançado em 2021, duas vezes e meia a mais quando comparados aos 4,1 mil milhões de 2020.
A Solenova, uma joint-venture detida em partes iguais pela Sonangol e a italiana Eni para o desenvolvimento de energias renováveis, lançou, sexta-feira, a primeira pedra para a construção da Central Fotovoltaica de Caraculo, no Namibe.