Mundo

ONU apela à Bielorrússia para libertar prémio Nobel da Paz

As Nações Unidas apelaram, sexta-feira, às autoridades da Bielorrússia à retirada das acusações contra o activista e prémio Nobel da Paz Ales Bialiatski, um dia após a abertura do julgamento por alegado contrabando.

07/01/2023  Última atualização 09H21
© Fotografia por: DR

"Estamos profundamente preocupados com o julgamento do prémio Nobel da Paz Ales Bialiatski, que começou na quinta-feira na Bielorrússia”, disse o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Jeremy Laurence, salientando que o activista arrisca uma pena de até 12 anos de prisão.

O porta-voz explicou, também, que outros dois membros da organização não governamental (ONG) Viasna, da qual Bialiatski é fundador, enfrentam penas de prisão e sublinhou que a organização internacional "tem sérias preocupações com os procedimentos no julgamento”.

"Os três estão entre as centenas de detidos após a repressão violenta dos protestos antigovernamentais em 2020. Exigimos que as acusações contra eles sejam retiradas e que sejam imediatamente libertados”, defendeu Laurence.

Bialiatski e os outros dois elementos da Viasna estão a ser julgados por "agir como parte de um grupo organizado, durante o período de 04 de Abril de 2016 a 14 de Julho de 2021”, de acordo com a ONG.

O activista que passou três anos na prisão, entre 2011 e 2014, e mais tarde foi novamente detido após os protestos pós-eleitorais de 2020 recebeu o prémio Nobel da Paz em 7 de Outubro passado, tornando-se a quarta pessoa reconhecida com o galardão enquanto estava na prisão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo