Mundo

ONU anuncia detenção de importante líder rebelde

A Minusca, Missão da ONU na República Centro-Africana (RCA), anunciou, quera-feira, a detenção de um importante membro da Coligação dos Patriotas pela Mudança acusado de violações dos direitos humanos no país.

23/03/2023  Última atualização 07H30
© Fotografia por: DR

Numa declaração distribuída à imprensa, a Minusca anunciou que o suspeito, identificado como ‘general’ Hussein Damboucha, comandante da Frente Popular para o Renascimento Centro-Africano (FPRC), foi detido no sábado em Sam Ouandja, no município de Hautte-Kotto, numa operação conjunta com as forças de segurança centro-africanas.

"A Minusca recorda que o nome do ‘general’ Hussein Damboucha aparece nos relatórios do Grupo de Peritos sobre a RCA como perpetrador de violações e ataques contra os direitos humanos e o direito humanitário”, lê-se na declaração, antes de assinalar que o detido se encontra agora sob a custódia das autoridades centro-africanas na capital do país, Bangui.

A missão da ONU salientou ainda que a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU para prorrogar o seu mandato até 15 de Novembro de 2023 apela à Minusca para "reforçar a independência da justiça e a capacidade e eficácia do sistema judicial, bem como a eficiência e responsabilidade do sistema prisional, principalmente através da prestação de assistência técnica às autoridades centro-africanas para identificar os responsáveis por crimes que envolvam violações do direito humanitário”.

Portugal participa na Minusca com 215 militares, a maioria deles paraquedistas.A FPRC integrava a coligação armada Séléka, formada maioritariamente por muçulmanos, que em 2013 protagonizou uma revolta contra o então Presidente François Bozizé.

Embora a Séléka tenha sido dissolvida em 2014, algumas facções continuam activas e a FPRC optou em 2021 por aderir ao CPC, liderado pelo próprio Bozizé.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo