Mundo

ONU alerta risco de genocídio no Nordeste da RDC

As Nações Unidas alertaram, segunda-feira, para o risco da recente vaga de violência na , no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC), poder degenerar num novo genocídio na região.

25/01/2023  Última atualização 11H33
ONU alerta risco de genocídio no Nordeste da RDC © Fotografia por: DR

"Há civis que estão a ser massacrados pela sua etnia, mais uma vez. As condições necessárias para serem cometidos crimes hediondos ainda estão presentes numa região onde já ocorreu o genocídio em 1994", sublinhou, Alice Wairimu Nderitu, conselheira especial da ONU para a Prevenção do Genocídio.

Em comunicado citado pela agência Efe, Nderitu disse que têm de se fazer todos os possíveis para garantir que a história não se repita.

Este alerta da ONU surge depois dos "capacetes azuis" da organização terem encontrado à semana passada 49 corpos de civis, incluindo doze mulheres e seis crianças, em valas comuns, em duas cidades de Ituri, após ataques perpetrados pelo grupo armado Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (CODECO).

 A conselheira especial lembrou que a violência naquela região é em parte resultado de lutas por recursos naturais, mas tem as suas raízes nas tensões entre as comunidades Lendu (agricultores) e Hema (pastores) que já causaram milhares de mortos entre 1999 e 2003.

Os ataques de grupos armados contra cidades da região regressaram em 2017 e nos últimos meses houve uma escalada significativa da violência, especialmente da CODECO, que representa a comunidade Lendu e foi formada como um grupo armado em 2018 para lutar contra os abusos do Exército congolês.

 "A situação em Ituri é extremamente volátil. Se não agirmos rapidamente, a região pode mergulhar em crimes atrozes, como aconteceu no passado", destacou Alice Wairimu Nderitu. Desde 1998, o Leste da RDC tem estado mergulhado num conflito alimentado pelas milícias rebeldes e pelo Exército, apesar da presença da Missão das Nações Unidas no país, com 16 mil militares uniformizados no terreno.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo