Mundo

ONU alerta para aumento da insegurança na Nigéria

As Nações Unidas alertaram este sábado para o agravamento da situação de segurança na Nigéria com o aumento de ataques "baseados na identidade", na sequência da morte de 40 membros da comunidade fulani na semana passada.

05/02/2023  Última atualização 05H55
© Fotografia por: DR

Para a conselheira especial das Nações Unidas para a Prevenção do Genocídio, Alice Nderitu, citada pela Efe, o agravamento da situação de segurança é marcado pela politização das actividades pastoris e de transumância e pelas divisões crescentes, incluindo a estigmatização segundo linhas religiosas e étnicas.

Esta responsável, apelou aos líderes políticos nigerianos para honrarem o seu compromisso de conduzir campanhas eleitorais pacíficas e aos líderes tradicionais para agirem no sentido de desanuviar as tensões e evitarem o incitamento à violência. Nderitu também apelou às autoridades para assegurarem que as operações anti-terrorismo sejam conduzidas em conformidade com o direito humanitário.

A Nigéria tem assistido a um aumento das tensões inter-comunitárias nos últimos anos devido a disputas sobre território e recursos, especialmente face ao impacto da seca. A maioria destes confrontos tem sido entre pastores fulani, na sua maioria muçulmanos, e agricultores do Centro do país, a maioria cristãos. Os fulani queixam-se de marginalização na Nigéria e noutros países da região, enquanto outras comunidades os acusam de serem membros de grupos terroristas que operam na área, porque estes grupos - incluindo a al-Qaida e os afiliados do Estado Islâmico - aproveitaram o descontentamento dos peul para aumentarem as suas fileiras.

Na quinta-feira, pelo menos 41 pessoas foram mortas no Norte da Nigéria, na sequência de uma emboscada por um grupo armado, segundo avançaram ontem os media locais com base em informações das autoridades. O incidente começou na quarta-feira à noite quando homens armados com AK-47 atacaram uma casa e roubaram 50 vacas e 30 ovelhas, o que levou a que, no dia seguinte, membros yansakai de 11 aldeias bakori se juntassem para perseguir os agressores com o objectivo de recuperar os animais roubados.

Os mortos e os dois feridos foram transportados para o hospital Geral de Kankara, adiantou Isah, acrescentando que foi montada uma operação para deter os culpados. Os estados do Centro e Noroeste da Nigéria são frequentemente atacados por 'bandidos', um termo usado localmente para definir gangues criminosos que fazem assaltos em massa, roubos e sequestros em troca de resgastes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo