Os deputados da Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral da província de Malanje, apresentaram, esta segunda-feira, ao governador Marcos Nhunga o seu plano de actividades para os próximos cinco anos.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e a sua homóloga da República de Moçambique, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, chegaram, na manhã desta segunda-feira à província de Benguela, para uma visita de dois dias.
A situação social e económica de viúvas e órfãos está em análise nas primeiras jornadas de reflexão promovidas pela Organização Não Governamental (ONG) Acção Angolana de Apoio às Verdadeiras Viúvas (ANGOAVI), que decorrem na província do Uíge, em alusão ao Dia Internacional Pela Não Violência, Dia Mundial da Mulher Rural, Dia Mundial da Alimentação e Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, assinalados nos dias 2,15, 16 e 17 deste mês.
A abertura das jornadas de reflexão sobre a situação socioeconómica da mulher rural e dos órfãos teve lugar no anfiteatro do Instituto Médio Agrário de Negage (IMAN), na cidade de Negage, estando, também, agendadas várias acções, até ao próximo dia 28.
O director executivo da ANGOAVI, Benjamim Matangui, que fez a abertura das jornadas de reflexão disse que o objectivo é encontrar soluções para os problemas que afectam viúvas e órfãos, bem como pessoas em situação de vulnerabilidade.
Benjamim Matangui sublinhou que a ANGOAVI tem como campo de intervenção a advocacia social, a construção da dignidade humana, empoderamento das viúvas, formação profissional de órfãos, educação sexual das adolescentes e famílias órfãs, educação inclusiva, empreendedorismo e inovação.
"A ANGOAVI, no âmbito da sua acção de construção da dignidade humana, desenvolve, junto das famílias chefiadas por viúvas, projectos de inclusão produtiva e geradores de rendimentos. Cria, nas comunidades, centros profissionalizantes para órfãos e outros membros e se engaja na mitigação do abuso sexual e gravidez precoce, através da educação sexual”, disse.
O director executivo da ANGOAVI apontou ainda a participação no processo de redução das despesas com a saúde, a contribuição na poupança de até quatro dólares em cada 10 dólares norte-americanos investidos para a construção de poços de água em várias regiões do país, a participação na redução da taxa de abandono escolar e o apoio financeiro aos empreendedores, como outras acções desenvolvidas.
A directora municipal da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Marcelina Mavu, destacou as acções desenvolvidas pela ANGOAVI na província do Uíge e apelou no sentido de a ONG readaptar os seus programas de educação e formação de mulheres no meio rural.
"O contexto socioeconómico actual do país é diferente e obriga os intervenientes a buscar soluções para os problemas das viúvas e órfãos. A Administração Municipal de Negage tem acompanhado, com preocupação, a situação da mulher rural e das zungueiras, que enfrentam muitas dificuldades para sustentar as suas famílias, por isso temos implementado projectos de apoio”, disse Marcelina Mavu.
Durante cinco dias, será promovido um ciclo de palestras na cidade do Negage e instituições de ensino superior, onde vão estar em debate temas ligados à alimentação e inclusão produtiva, violência face ao abuso sexual e gravidez precoce, à gravidez precoce face à saúde da mulher e as causas e efeitos da pobreza extrema em famílias chefiadas por viúvasSeja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNoventa e três pacientes entre crianças e adultos começaram, esta segunda-feira, a ser operados a deformidades do lábio leporino e à fenda do palato no hospital Walter Strangway, na cidade do Cuito, província do Bié, numa campanha de cirurgias que encerra no próximo dia 14.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.