O escritor angolano Ondjaki conquistou, esta quarta-feira, o Prémio Vergílio Ferreira 2023 da Universidade de Évora (UÉ), devido ao seu contributo para que o português “seja língua de reconciliação” e “de consciência crítica”, revelou a academia alentejana.
Em comunicado citado pela Lusa, a UÉ anunciou que o júri, reunido hoje, decidiu atribuir por unanimidade esta distinção a Ondjaki, "escritor, livreiro e artista de diversas disciplinas”.
O júri, na sua apreciação, destacou "o contributo que Ondjaki faz para que a língua portuguesa seja língua de reconciliação e mesmo de consciência crítica para todos os falantes de português”, acrescentou a UÉ.
Instituído pela UÉ em 1996, para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o Prémio Vergílio Ferreira destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante nos domínios da ficção e/ou ensaio.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).