Economia

OMT nomeia 32 melhores vilarejos turísticos

Um total de 32 aldeias de 18 países nas cinco regiões (continentes) do mundo receberam, no ano passado, o reconhecimento. Da Áustria ao Vietname, os 32 destinos de todo o mundo foram nomeados como “Melhores Vilarejos Turísticas 2022" pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

16/01/2023  Última atualização 10H09
© Fotografia por: DR

O prémio reconhece destinos rurais que estão adoptando o turismo como motor de desenvolvimento e novas oportunidades de trabalho e renda, preservando e promovendo valores e produtos de base comunitária.

A iniciativa também distingue as aldeias por seu compromisso com a inovação e sustentabilidade em todos os seus aspectos, económico, social e ambiental, e foco no desenvolvimento do turismo em linha com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Diversificação

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou que para as comunidades rurais em todos os lugares, o turismo pode ser um verdadeiro "divisor de águas” ao gerar empregos, apoiar empresas locais e manter vivas as tradições.

Um total de 136 aldeias foram apresentadas para consideração por 57 Estados-membros da OMT. Cada um deles poderia nomear até três aldeias para a edição de 2022.

Outras 20 vilas entrarão no "Programa de Actualização”, que beneficia várias cidades que não atendem plenamente aos critérios para receber o reconhecimento. Elas recebem apoio da OMT para melhorar os elementos das áreas identificadas como lacunas no processo de avaliação.

 

Rede de aldeias

Entre os países de língua portuguesa, a aldeia portuguesa de Castelo Novo integra a lista. Outra cidade portuguesa faz parte dessa lista estendida, Ferraria de São João. Fontainhas, em Cabo Verde, completa a presença de lusófonos. Todas as 52 aldeias também passarão a fazer parte da Rede Global de Melhores Aldeias Turísticas da OMT, criada em 2021.

Agora, a rede reúne 115 aldeias dos cinco continentes e oferece uma série de benefícios, incluindo treinamento presencial e online, compartilha boas práticas e reconhecimento e conscientização internacional da marca. A premiação está agendada para acontecer na Arábia Saudita, no próximo mês de Fevereiro, após a primeira reunião presencial da Rede das Melhores Aldeias Turísticas da OMT.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia