Mais de 80 jornalistas foram presos e torturados no Afeganistão no espaço de um ano, desde que os talibãs regressaram ao poder, por relatarem protestos pacíficos, revela a Amnistia Internacional num relatório publicado hoje e citado pela Lusa.
A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, acusou Donald Trump de “instigar ataques contra as Forças da Ordem”, ao criticar a Polícia Federal pelas buscas na sua mansão, como o tinha feito pelo ataque ao Capitólio a 6 de Janeiro de 2021.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos sobre o aborto "um retrocesso", alegando que as mulheres devem ter o direito de escolher sobre o seu corpo e a sua saúde.
"<span class="news_bold">Toda a mulher deve ter o direito de escolher quando se trata do seu corpo e da sua saúde. Ponto final. O aborto seguro é um cuidado de saúde e salva vidas", salientou o director-geral da OMS em conferência de imprensa.
O Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América (EUA) revogou, recentemente, uma decisão que vigorava desde 1973 e que garantia o direito das mulheres norte-americanas ao aborto.
Essa decisão não torna ilegais as interrupções voluntárias da gravidez, mas permite que cada estado seja livre para autorizá-las ou não.
A decisão foi aprovada por seis juízes conservadores (metade deles nomeados pelo antigo Presidente, Donald Trump) contra três liberais e colocou a regulamentação do aborto na tutela dos estados norte-americanos, sendo que 13 já tinham leis destinadas a proibir o aborto de forma imediata.
Na conferência de imprensa, Tedros Adhanom Ghebreyesus salientou que a decisão judicial norte-americana constituiu "um retrocesso", tendo em conta que a tendência global dos últimos 40 anos é para disponibilizar às mulheres condições seguras para a interrupção voluntária da gravidez.
"A evidência é irrefutável. Limitar o acesso a abortos seguros custa vidas e tem um grande impacto particularmente em mulheres das comunidades mais pobres e mais marginalizadas", alertou o director-geral da organização.
Tedros Adhanom Ghebreyesus manifestou ainda "preocupação" com os possíveis impactos da decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos noutros países, que poderão seguir a mesma opção em relação ao aborto.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs líderes da Letónia e da Estónia insistiram, este domingo, na necessidade de endurecer restrições de viagem aos russos, incluindo a proibição de vistos turísticos, contrariamente ao que defende a Alemanha, cujo Governo rejeita um veto generalizado aos cidadãos russos.
Um primeiro navio humanitário fretado pela ONU para transportar cereais ucranianos foi carregado hoje com 23.000 toneladas de trigo e está pronto a sair para o mar, anunciou o ministro das Infra-estruturas da Ucrânia.
Em caso de vitória no pleito eleitoral de 24 de Agosto, o P-NJANGO, partido liderado por Dinho Chingunji, trabalha com o objectivo de colocar, no mínimo, 30 deputados na Assembleia Nacional, afirmou, este domingo, em Caxito, província do Bengo, o segundo vice-presidente.
O candidato a Presidente da República pelo PRS, Benedito Daniel, prometeu, em Caxito, que, em caso de vitória nas Eleições Gerais, o seu governo impulsionará o sector da Agricultura no Bengo, para assegurar o desenvolvimento da região.
O reverendo Luís Nguimbi e o político Higino Carneiro apelaram, este domingo, em Luanda, os eleitores a acorrerem às mesas das assembleias de voto, no dia 24 deste mês, para exercer o direito de cidadania, com civismo.
Um helicóptero da Força Aérea Nacional (FAN), que transportava material da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), despenhou-se este domingo, na comuna do Lóvua, município do Alto Zambeze, no Moxico, sem causar vítimas.