Cultura

Ombembwa e Onjila no prémio literário lusófono de micro-conto

Roque Silva

Jornalista

Os vencedores da edição 2024 do prémio literário lusófono Micro-conto de Ouro, uma iniciativa da editora Casa Brasileira de Livros, são conhecidos no dia 18 de Setembro próximo, e tem como concorrentes os escritores Onjila e Ombembwa.

16/06/2024  Última atualização 10H50
Ombembwa (à direita) é autora do livro “O Pomar Mágico” © Fotografia por: DR

O prémio visa estimular a produção literária em língua portuguesa de pequenos contos e está aberto a escritores consagrados e emergentes de todas as nacionalidades, inclusive menores de idade.  

O concurso vai na sua quarta edição, estando, ainda, a decorrer o período de inscrições até amanhã, devendo seguir-se a fase de selecção dos 200 semi-finalistas.

Segundo o regulamento, os micro-contos seleccionados para a próxima fase integram automaticamente numa antologia a ser publicada em formato digital e físico.

Os temas dos micro-contos são livres, devendo o autor optar apenas pelo rigor,respeito às especificidades do referido género literário e a qualidade. Os três primeiros classificados vão ser eleitos por um júri, e receber como premiação valores monetários em reais (moeda brasileira), um exemplar da antologia e certificado de mérito.

Segundo a nota a que o Jornal de Angola teve acesso, este ano os três primeiros classificados recebem quatro mil, dois mil, e mil reais, respectivamente, a maior premiação desde a primeira edição, pois representa num aumento de 299, 298 e 396 por cento do valor atribuído até então. Segundo o regularmente, esta edição do prémio anual permite ao concorrente inscrever-se com inúmeros micro-contos, inclusive já publicados,mas desimpedido de qualquer compromisso de exclusividade com editoras e selos editoriais, uma vez que, em caso de selecção, ele é publicado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura