Angola está representada na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na conferência das Nações Unidas sobre a água, sob o lema "Acelerando a Acção Rumo ao Futuro Sustentável".
O Presidente João Lourenço autorizou despesas no valor global de 2,2 mil milhões de kwanzas para obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2, que se transformarão no futuro Museu do Cinema.
A aposta na formação académica, técnico-profissional, criação de cooperativas agrícolas, centros de alfabetização e incentivo ao empreendedorismo no seio das mulheres, constam das prioridades definidas, para o presente ano, pelo Secretariado Executivo da Organização da Mulher Angolana (OMA), na província do Zaire, segundo a sua responsável, Isabel Devia Luvenga.
A jornada comemorativa dos 61 anos de existência da OMA encerrou com a realização de uma palestra subordinada ao tema: "O papel da mulher na política, conquistas e desafios”.
A prelectora da referida palestra, Nzuzi Makiese Wete Kadi, aconselhou, na ocasião, as famílias a apostarem na educação e formação dos seus filhos, para que estes possam contribuir no desenvolvimento sócio-económico da província e do país, no geral.
Nzuzi Makiesse Wete Kadi, que responde pelo Departamento de Informação e Propaganda do Comité Provincial do Zaire do MPLA, apelou, ainda, à necessidade de as mulheres afectas à OMA continuarem a divulgar os feitos das heroínas como a Rainha Njinga Mbandi, Kimpa Vita, Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso, Lucrécia Paim e outras anónimas, que perderam a vida na defesa do país.
A palestrante reconheceu, por outro lado, o trabalho social desenvolvido pela OMA ao longo dos 61 anos da sua existência, mas advogou a necessidade de a nova geração dar seguimento às actividades, para a contínua promoção do bem-estar das comunidades e, ao mesmo tempo, permitir o empoderamento da mulher, sobretudo, nas zonas rurais, por via da alfabetização e da formação técnico-profissional nas áreas de empreendedorismo, corte e costura, agricultura, pastelaria e culinária.
Com a formação preconizada, disse, as mulheres saberão defender os estatutos do partido, bem como as estratégias alinhadas aos objectivos do desenvolvimento e da governação do país, acrescentou a prelectora.
Nzuzi Makiesse Wete Kadi lembrou aos presentes que, fruto da aposta na formação académica e profissional dirigida ao género feminino, o país conta, actualmente, com um número considerável de mulheres em cargos de destaque, no Parlamento, no Executivo central, nos Tribunais, Governos Provinciais e nas Administrações Municipais e Comunais.
Ana Venerosa, 62 anos, que participou na palestra, solicitou a aposta da OMA na criação de cooperativas agrícolas para permitir às mulheres do campo aumentarem as actividades de lavoura.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta quarta-feira, que “apesar dos lamentáveis acontecimentos, devemos ser honestos em reconhecer que a Justiça angolana está cada vez mais dinâmica, actuante e a cumprir com o papel que dela se espera”.
Angola subiu 18 lugares no mapa "Mulheres na Política 2021" da organização União Interparlamentar e a ONU Mulheres, números que demonstram a importância que se dá cada vez mais ao papel do género nas áreas de decisão do país, segundo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.