Sociedade

OMA facilita financiamento a cinco mil vendedeiras

Cerca de cinco mil mulheres vendedoras ambulantes no país já beneficiaram de financiamentos, no âmbito das acções da Organização da Mulher Angolana (OMA) que visam potenciar a actividade económica dessa franja da sociedade.

29/04/2022  Última atualização 13H55
© Fotografia por: DR
As beneficiárias recebem entre 350 a sete milhões de kwanzas, numa parceria entre a OMA e o banco Sol,  no quadro de uma parceria entre as duas instituições, desde 2013. Anteriormente, o crédito estava estipulado entre  216 a 350 mil kwanzas.

O financiamento está avaliado em cerca de mil milhões 750 mil.

Em declarações quinta-feira à ANGOP, em Ndalatando, à margem do Fórum Provincial da Mulher Zungueira, a analista em micro-crédito do banco Sol, Juliana Tomé, informou que o  acesso a este pacote para mulheres não necessita de avalista nem garantia, mas declaração da OMA, que assume todas as responsabilidades.

Considerou que o  projecto está a contribuir para fomento do auto emprego e melhoria das condições de vida de muitas famílias angolanas.

O evento em que participaram 100 mulheres vendedoras ambulantes, visa promover mecanismos para o empoderamento da zungueira e contribuir para a valorização do papel que desempenha no contexto económico do país.

As mulheres beneficiaram também de alguns meios para reforçar a actividade como banheiras, chinelas, sabão, detergentes, peixe.

O segundo secretário provincial do MPLA no Cuanza Norte, Félix Cutaba, que fez a abertura do encontro, considerou a mulher zungueira uma verdadeira heroína, que  trabalha e ganha a vida de forma digna e honesta.


 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade