Política

OMA contra a destruição do património público

Victorino Matias / Dundo

Jornalista

A secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) na Lunda-Norte, Sara Paulo, manifestou uma grande preocupação com o elevado índice de vandalização de bens públicos que se regista nas distintas circunscrições locais.

06/08/2024  Última atualização 07H55
Secretária da OMA, Sara Paulo © Fotografia por: Edições Novembro
Em declarações à imprensa, sábado, à margem do encontro de sensibilização com militantes e mulheres da Centralidade do Mussungue, no Dundo, Sara Paulo disse que os fenómenos da perturbação à ordem, danificação dos bens e serviços públicos colocados à disposição da população devem constar da agenda diária da OMA, com vista ao reforço das acções de educação e sensibilização contra tais práticas.

 Acrescentou que a destruição do património escolar consta dos problemas que a organização feminina do partido que governa o país quer ver resolvidos com acções concretas, garantiu.

A secretária provincial da OMA defendeu que a par da punição, mediante a responsabilização criminal de todos aqueles que individual ou colectivamente destroem bens públicos, devem, também, ser desenvolvidas   iniciativas de sensibilização junto das comunidades, sobre a importância da preservação das infra-estruturas e serviços à sua disposição. 

Só no Dundo, capital da Lunda-Norte, concretamente na Centralidade do Mussungue, um dos piores problemas consiste na gestão indevida do lixo produzido pelos moradores, incluindo a vandalização dos contadores de água e o mau uso dos elevadores nos edifícios de nove, 11 e 18 andares, onde quase mais de 90 por cento já não funcionam.

Reposição da iluminação pública na cidade do Dundo

O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Domingos Dala, afirmou, recentemente, que, apesar das constantes vandalizações, as autoridades locais conseguiram fazer a reposição da iluminação pública no Bairro-Sul e na Rua das Mangueiras, na cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte, onde tinham sido retiradas mais de 38 luminárias.

Informou que estão em curso e em vias de conclusão os trabalhos de colocação de postes de iluminação pública, partindo da rotunda do Aeroporto num percurso que vai passar pelo desvio do Bairro Camaquenzo-1 e semáforo do bairro Samacaca .

Domingos Dala referiu que vão, também, ser contempladas as ruas do Bairro Caxinde e do acesso à Centralidade do Mussungue, assim como em outras ruas da cidade do Dundo com falta de iluminação pública.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política