Cultura

Oficina de Teatro aumenta actrizes

Mário Cohen

Jornalista

A actriz Vanda Pedro orientou, sábado, na Casa de Cultura do Rangel, em Luanda, uma oficina de teatro para a formação de novas actrizes, aumentando o número de mulheres no mercado nacional.

19/03/2023  Última atualização 09H31
Actriz Vanda Pedro (à esquerda) forma novas gerações © Fotografia por: DR

Convidada pela Casa de Cultura do Rangel, Vanda Pedro disse que a iniciativa é boa, como também é uma honra regressar ao Distrito Urbano que a viu crescer como artista no grupo Miragem Teatro.

Disse, ainda, que Rangel é um dos Distritos de Luanda que viu nascer muitos artistas a destacar Pupo Português, Wime Bráulio, Luís Kifas e Josefina dos Santos, esses dois as grandes personagens da série de TV angolana "Conversa no Quintal”, como "Sidónio” e exibida pelo Televisão Publica de Angola (TPA).

Na sua opinião, quantos bons experientes artistas estão aí parados à espera de nascerem e fazer novas gerações artistas com as suas experiências para o bem da classe artística, em particular, às artes cénicas, assim como elogiou a sala da Casa de Cultura do Rangel que tem capacidade de albergar pessoas.

Antes, explica, os grupos lutavam para estar no Teatro Avenida, na altura, era a única sala com capacidade para realizar grandes espectáculos. Disse igualmente, fora do Avenida, era realizado actividades periódica em salas adaptadas, como no Centro Recreativo Kilamba e no IGCA.

Agora, imaginam naquela época a vontade e cede de fazer teatro era tanta, afirma, se já existisse uma casa de cultura, como do Rangel, acrescenta, onde é que estaríamos, bem como, onde estaria a Cultura Nacional e quantos bons autores teríamos no mercado.

Nunca é tarde, confessa, "nós artistas é que temos que dinamizar essas casas. Estou surpreendida com a sala de espectáculo da Casa de Cultura do Range, assim como não conhecia esse espaço para dar um impute à cultura nacional”, disse.

Vanda Pedro revelou que vai exortar seus colegas de arte e publicitar o espaço nas redes sociais, incentivando grupos a realizar espectáculos para que a nova geração se inspire nos seus actores, como acha que a casa só vai ter maior impacto, se os artistas começarem a encenar suas peças neste local.

Quanto ao objectivo da actividade, Vanda Pedro disse que vai passar toda sua experiência como actriz que foi adquirindo ao longo desses anos por acreditar que oficina, possa ter jovens que sonham ser artista como "Vanda Pedro, ou seja, a Luena, personagem da série de TPA "Conversa no Quintal”.

Segundo ela, vai aproveitar a ocasião para passar a sua visão como actriz sobre o teatro, conhecimento que tem de interpretação no palco, assim como realizou uma sessão de venda e assinatura de autógrafo do livro de estreia "Guia Básico para Iniciantes de Teatro”, publicada em Março de 2021, sobre a chancela da Liter África Editora.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura