Mundo

Ocidente exerce pressão contra Moscovo

Uma guerra não declarada liderada pelo Ocidente está a ser travada contra Moscovo e Minsk, disse, quinta-feira, o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, numa reunião com o homólogo bielorrusso, Viktor Khrenin.

26/05/2023  Última atualização 06H25
Uma guerra não declarada liderada pelo Ocidente contra a Russia © Fotografia por: DR
"Hoje, estamos a ser confrontados pelo Ocidente, que, na verdade, está a travar uma guerra não declarada contra os nossos países”, disse Shoigu.

Segundo estes, as actividades militares da OTAN "têm sido as mais agressivas ultimamente”.

"Várias medidas para melhorar a prontidão de combate das Forças Armadas Conjuntas da [North Atlantic] Alliance na Europa Oriental estão a ser implementadas o estado da União [Rússia-Bielorrússia]”, disse Shoigu.

 

Europa  preocupada com armas nucleares na Bielorrússia

 O acordo entre a Rússia e a Bielorrússia sobre a implantação de armas nucleares não estratégicas na Bielorrússia "não contribui para a desescalada”, disse, na quinta-feira, o porta-voz da Comissão Europeia, Peter Stano. 

"Claro, este não é um passo para a desescalada, não é um passo para diminuir a tensão. Este é um passo que só aumenta as tensões, o que também pode ser visto como uma nova escalada e mais provocação no contexto da agressão ilegal da Rússia e da Bielorrússia, cooperando e colaborando com Moscovo. A União Europeia, é claro, monitorará de perto como isso se desenvolverá”, disse Stano.

A 25 de Maio, em Minsk, o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, e o colega bielorrusso, Viktor Khrenin, assinaram documentos definindo o procedimento para manter armas nucleares não estratégicas russas numa instalação especial de armazenamento em território bielorrusso.

Shoigu apontou que, embora a Rússia esteja a armazenar essas armas na Bielorrússia, não as está a transferir para o país; é Moscovo que mantém o controlo sobre elas e tem a palavra final sobre como usá-las.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo