Regiões

Obras na via Lukossa/Mpala estão a decorrer a bom ritmo

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

As obras no troço Lukossa/ Mpala, no município do Nóqui, província do Zaire, numa extensão de 53,2 quilómetros, decorrem a bom ritmo.

24/05/2023  Última atualização 06H30
O regedor da comuna do Mpala, Manuel Victorino, pediu às empreiteiras maior celeridade nos trabalhos © Fotografia por: Edições NovembRo

Quem o diz é o administrador municipal do Nóqui, Manuel António, acrescentando que o objectivo é facilitar a livre circulação de pessoas e bens e o escoamento dos produtos do campo para os principais centros de consumo.

As obras, explicou, começaram em Outubro de 2020, a cargo da construtora "Tecnovia”, que intervém em 104,6 quilómetros da Estrada Nacional 210, no troço que liga a cidade de Mbanza Kongo ao município do Nóqui, única via que permite o abastecimento por terra de bens e serviços à província de Cabinda, passando pelas regiões de Matadi, Boma e Muanda, na República Democrática do Congo (RDC).

Segundo o administrador do Nóqui, as obras no troço que liga a comuna de Mpala à sede do município do Nóqui, com 51,4 quilómetros, a cargo da construtora "Engevia”, decorrem lentamente, tendo a população solicitado maior celeridade nos trabalhos, com a chegada do Cacimbo.

Manuel António manifestou-se satisfeito pelo facto de mais de 50 por cento da Estrada Nacional 210, concretamente no troço Lukossa/Mpala, estarem asfaltados e abertos à circulação de pessoas e bens, permitindo o escoamento de produtos do campo para Mbanza Kongo, Soyo e Luanda.

"A viagem do Nóqui à cidade de Mbanza Kongo reduziu de seis para três horas. As zonas asfaltadas no troço Mbanza Kongo/Mpala foram abertas à circulação de pessoas e bens”, frisou.

Manuel António disse ainda que, neste momento, o troço mais difícil é o que sai da aldeia Kivola à sede do Nóqui, mas acredita que, com a chegada da época de Cacimbo, os trabalhos vão ser acelerados.

"O andamento das obras entre Mpala e a sede municipal do Nóqui, a cargo da Engevia, está mais lento, em função das chuvas que dificultaram os trabalhos de corte, aterro e pavimentação de solos. Trata-se de um trabalho desafiador, por ser a primeira vez que este traçado beneficia de intervenção de vulto”, disse.

Por seu turno, o administrador comunal de Mpala, Valentim Mavambo, referiu que as obras na estrada que dá aceso ao Nóqui estão a fomentar o turismo, o comércio e outras actividades económicas, o que alegra as pessoas.

"Os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo e, neste momento, a viagem de Mpala a Mbanza Kongo já se faz em uma hora e meia ou menos, dependendo da destreza de cada automobilista. Do Mpala à sede municipal do Nóqui, os trabalhos estão mais atrasados, mas temos conhecimento que a empreiteira vai, ainda este ano, asfaltar 35 quilómetros do trço”, explicou.

O regedor da comuna de Mpala, Manuel Victorino, pediu às empreiteiras maior celeridade nos trabalhos, visando a melhoria da situação económica e social da população.

"As empresas devem acelerar as obras, aproveitando o período seco que começou no passado dia 15, para que os nossos produtos cheguem aos principais centros comerciais com maior facilidade”, augurou.

De salientar que as obras no troço Lukossa/Mpala/Nóqui estão avaliadas em 66.043.292.381,05 de kwanzas, valor que contempla a construção de três pontes em betão, nomeadamente sobre os rios Mpozo, Luvo e Lué. 

A ponte sobre o rio Mpozo terá 240 metros de extensão, 11 de largura e 1,5 de passeio. A estrada está a ser construída com um perfil de nove metros de largura, duas faixas de rodagem de 3,5 metros cada e bermas de um metro em cada lado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões