Regiões

Obras na Estrada Nacional 230 terminam dentro de dois meses

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

As obras de asfaltagem da EN- 230, lote 1, que liga a sede capital ao município de Mucari, numa extensão de 57 quilómetros de estrada, ficam concluídas dentro de dois meses, apurou o Jornal de Angola junto do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA).

20/01/2023  Última atualização 08H18
Execução de trabalhos no troço de 57 quilómetros de estrada permitiram a criação de 300 postos de emprego na província © Fotografia por: DR

O director-geral do INEA,, José Manuel, que falava durante a visita do secretário de Estado da Construção e Obras Públicas, Molares de Abril, às obras sociais em curso na cidade de Malanje, disse que estão concluídos 49 quilómetros dos 59 previstos.

Neste momento, de acordo com o responsável, as obras conhecem um grau de execução física e financeira na ordem de 69 por cento.

De acordo ainda com o director-geral do INEA, a empreitada conhece alguns constrangimentos causados pela chuva e devido à expropriação e mobilização oportuna de meios técnicos e humanos para poder concluir os 57 quilómetros do troço Malanje- Caculama.

"No nosso entender não falta muito, mas a chuva acabou por ter a sua influência no prazo definido anteriormente, mas pensamos que a empresa tem capacidade técnica e já    recebeu valores dos pagamentos que lhe habilitam a terminar a obra num prazo razoável”, disse o dirigente.

A par disso, disse, há ainda alguns constrangimentos sobre questões básicas, algumas das quais já resolvidas, que tem a ver com a colocação de algumas redes técnicas com realce para condutas de água em dois pontos fundamentais, um dos quais no município de Caculama a 54 quilómetros da sede provincial.

José Manuel assegurou que a empreiteira procedeu recentemente a recepção de valores que vão contribuir para a conclusão das obras.

O responsável da empresa assegurou que as obras oferecem uma maior durabilidade, acrescentando ser uma empresa idónea a nível nacional e que se estima um pagamento na ordem de 80%.

Relativamente aos problemas que tem a ver com as rampas, o responsável disse que foi feito o levantamento de incumprimentos no que tange a drenagem e garantir o acesso às residências e vias transversais.

Informou que houve algumas falhas de topografia referindo que a estrada vai ter a sinalização horizontal e vertical.

Referiu ainda que o lote 2, registou algumas precauções e em função das chuvas de Dezembro ano findo, mas ainda assim esforços estão a ser desenvolvidos para o cumprimento dos prazos. As obras estão acima de 60 % do grau de execução física numa extensão de 59 quilómetros.

A estrada possui 3,3 metros de largura para cada faixa de rodagem. As obras do segundo lote iniciadas em Setembro de 2020 estão avaliadas em mais de 30 milhões de kwanzas e gerou mais de 300 empregos.

O JA apuroiu que as obras iniciaram em 2010, e estão a cargo da empresa multinacional chinesa, CRBC, estão orçadas em mais de 33 milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões