Política

Obras fora do PIIM por questões judiciais

Weza Pascoal | Menongue

Jornalista

Dezenas de obras de ampliação e reabilitação de escolas, centros de saúde, postos policiais, palácios municipais, mercados paralelos, sistemas de captação e distribuição de água potável, entre outros projectos em curso na província do Cubando Cubango, não foram inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), por estarem arroladas em vários processos de peculato e branqueamento de capitais.

15/04/2021  Última atualização 09H55
Afonso Miguel (ao centro) falou sobre a execução do PIIM © Fotografia por: DR
O vice-governador para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Afonso Miguel, disse que nos nove municípios da província existem muitas infra-estruturas inacabadas, salientando que em alguns casos, a execução financeira é superior à física, denotando  duplicidade nos pagamentos das obras, muitas sobre as quais o governo local só poderá decidir, quando o assunto transitar em julgado.
Afonso Miguel denunciou a existência de obras de âmbito central contidas no Programa de Investimentos Públicos (PIP), que se encontram paralisadas por falta de pagamentos, designadamente, o Pólo Universitário de Menongue, Estádio Provincial de Futebol, Hospital Sanatório, Aterro Sanitário e escola de hotelaria e turismo, entre outras.

Afonso Miguel, que falava numa conferência de imprensa sobre a execução do PIIM na região, referiu que os órgãos centrais "estão com muitas limitações financeiras tendo, por isso, optado por prioridades”.Em relação ao PIIM na região, disse que 121 dos 266 projectos inseridos na primeira fase arrancam em Maio, na sequência dos concursos públicos lançados em Março e Abril deste ano.

As obras do PIIM, a nível da província, terão um prazo de execução de seis a 12 meses, garantiu o também coordenador deste plano na província, realçando que 38 projectos inicialmente revistos estão em curso, dos quais 22 foram alterados para outras empreitadas, 10 reestruturados e seis são de continuidade.Sublinhou que 11 projectos serão erguidos na cidade de Menongue, nove em Mavinga, oito no Cuchi, seis no Cuito Cuanavale e dois, Dirico.

Dos novos projectos,70 devem ser executados a nível dos municípios e 13 são de âmbito provincial ligados ao ensino e formação profissional, saúde, equipamentos sociais, comércio e serviços, cultura, lazer e desporto, administração pública, órgãos de soberania, limpeza e gestão de resíduos sólidos, segurança e ordem pública, sector produtivo, abastecimento de água potável e energia eléctrica.

O Cuando Cubango foi contemplado com 65 milhões de dólares, que foram distribuídos aos municípios e comunas da província, com base nos critérios populacionais e o nível de desenvolvimento de cada localidade. O município de Menongue conta com 60 por cento da população total da província. Por isso beneficiará 40 por cento dos projectos sociais a serem implementados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política