O Governo Provincial de Luanda (GPL) anunciou, hoje, 13 novas carreiras com 60 autocarros, a partir de 17 de Agosto de 2022.
As obras de construção da barragem de Caculo-Cabaça, comuna do São Pedro da Quilemba, município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, maior projecto energético do país, retomaram, domingo, depois de cinco dias de interdições, devido ao incidente que envolveu trabalhadores e efectivos de segurança.
Acrescentou que notou-se a ausência de alguns funcionários nacionais, ao passo que os expatriados estão completos.
Segundo Augusto Chico, a empresa apoiou os funerais dos trabalhadores que perderam a vida nos confrontos.
Gaspar António, irmão mais velho de uma das vítimas, confirmou que o enterro do seu parente se realizou, domingo, com o apoio da empresa.
Já o regedor do Alto Dondo, o soba Miguel António, familiar de outro falecido, apelou ao bom senso entre as partes e repudiou a vandalização feita por alguns empregados, uma vez que poderiam seguir o caminho do diálogo. " A greve não se faz com desordem, a conversa é a melhor via para se chegar a um bom entendimento”, disse.
De recordar que, por volta das 9 horas do dia 25 de Maio do ano em curso, no interior do referido projecto hidroeléctrico, ocorreu um acto de vandalização de bens patrimoniais, com realce para oito viaturas, geradores eléctricos, material de escritório, frigoríficos, cabos eléctricos, portas e janelas.
Um comunicado da Polícia Nacional dá conta que o acto foi protagonizado por um grupo de trabalhadores insatisfeitos, alegando incumprimentos dos pontos do caderno reivindicativo, apresentado à entidade patronal, a empresa chinesa CGGC CHINA GEZHOUBA GROUP COMPANY LIMITED.
Já no dia 26, o grupo de trabalhadores insatisfeitos continuou com a rebelião, tendo vandalizado as instalações e atacado fisicamente os cidadãos chineses que se encontravam no local.
O comunicado acrescenta que, perante o cenário de confrontação, as forças destacadas no terreno, depois de esgotarem todas as técnicas para a contenção dos ânimos e, devido à grande moldura humana, foram envolvidas pelos manifestantes, munidos de objectos contundentes, facto que motivou a utilização de armas de fogo, tendo alguns disparos atingido oito cidadãos, dos quais dois morreram, um no local e outro no Hospital Josina Machel, em Luanda.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA circulação de comboios do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), entre o Namibe e o Lubango (Huíla), está suspensa por tempo indeterminado, em consequência de danos causados na linha, pelo descarrilamento de uma composição de vagões vazios.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou, por telefone esta segunda-feira, com o secretário de Estado Americano, Antony Blinken, questões sobre a paz e segurança em África, com destaque para a actual situação na região dos Grandes Lagos, sobretudo para a tensão entre o Ruanda e a República Democrática do Congo.
Em caso de vitória no pleito eleitoral de 24 de Agosto, o P-NJANGO, partido liderado por Dinho Chingunji, trabalha com o objectivo de colocar, no mínimo, 30 deputados na Assembleia Nacional, afirmou, este domingo, em Caxito, província do Bengo, o segundo vice-presidente.
A CASA-CE assegura, em caso de vitória nas quintas eleições, uma “governação de proximidade”, com a implementação urgente das autarquias locais a nível do país, para a “resolução imediata dos problemas do povo”, segundo o cabeça-de-lista da coligação pelo círculo provincial de Luanda.