Mais de cinquenta obras de artistas visuais da colecção do projecto Resiliart Angola estarão expostas no Newark Art Festival, evento cultural que acontece de 27 de Setembro a 5 de Outubro, no estado de New Jersey, Estados Unidos da América.
A informação foi avançada ontem por Michele Morgan Truvillion, responsável do sector cultural da cidade de Newark, acompanhada pelo actor e produtor Tobias Truvillion, durante uma visita de trabalho Angola a convite da American School of Angola, mentora do projecto Resiliart Angola. Membros influentes do movimento artístico naquela cidade americana, o casal ficou cerca de dez dias no país.
Michele Morgan considerou que estão lançadas as bases para levar artistas nacionais na cidade onde gere as questões culturais e artísticas.
"Foi formidável esta experiência, porque uma coisa é falarmos à distância e outra é conhecermos a realidade dos artistas e a história deste país”, reconheceu Michele Morgan. Por seu turno, Tobias Truvillion disse que os dez dias de estadia em Angola foram de muita informação que pretende incluir na produção de curtas-metragens.
Durante os dez dias de trabalho em Luanda, o casal afro-americano celebrou intercâmbio com artistas e instituições culturais nacionais. O ponto alto aconteceu no dia 17 de Setembro quando os artistas nacionais e americanos na Galeria Resiliart, no Shopping Fortaleza, em Luanda, pintaram o Primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, e os líderes cívicos americanos Amiri Baraka e Donald Milford Payne.
O americano Jakada Khalfani, que está em Angola através de uma residência artística organizada pelo Resiliart, disse que o momento foi marcante porque conheceu parte da história do Herói Nacional e que foi igualmente interessante fazer parte de um projecto que incluiu a ilustração de dois ícones do movimento cívico afro-americano.
Marcos Agostinho, director do Resiliart Angola, confidenciou que tudo está a ser tratado para que a delegação possa representar condignamente o país na cidade de New Jersey. A União Nacional dos Artistas Plásticos, UNAP, representada por Rosário Matias, presidente, está inclusa neste acordo de parceria entre instituições angolanas e americanas que visa apostar na internacionalização de artistas emergentes.
Festival anual
O Newark Art Festival é um evento anual que acontece no histórico edifício do governo de Newark, considerado como o maior festival de artes do estado de New Jersey.
Em Fevereiro deste ano, mês em que os Estados Unidos da América celebram a história afro-americana, conhecida como "Black Month”, o governo de Newark e a curadoria do Museu de Artes da cidade escolheram os trabalhos dos artistas do Resiliart Angola para representar a arte africana. Antes, o director do Resiliart Angola, Marcos Agostinho, efectuou em Janeiro uma visita aos Estados Unidos da América para reforçar laços e estabelecer novas parcerias, assim como preparar uma digressão de artistas do projecto.
O Resiliart Angola tem realizado residência de artes visuais e outras vertentes artísticas onde disponibiliza estruturas interdisciplinares que possibilitem a pesquisa e o desenvolvimento de obras de arte. O projecto Resiliart Angola visa enaltecer e impulsionar artistas angolanos e internacionais das artes criativas e não só.
É um movimento global criado pela UNESCO no início da pandemia da Covid- 19. Em Angola, a UNESCO, o Executivo angolano e a American Schools of Angola (ASA) uniram-se e lançaram o projecto Resiliart Angola, que visou o empoderamento dos jovens artistas mais afectados pela crise, com o intuito de dar voz, apoiar, criar oportunidades e mitigar os efeitos económicos e socioculturais causados pela Covid-19.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.