Economia

Obras da refinaria de ouro vão ser concluídas em Agosto

Ana Paulo

Jornalista

Os trabalhos de construção da Refinaria de Ouro vão ser concluídos em Agosto do corrente ano, anunciou a directora-geral da Geoangol, Ndjamila Africano.

17/05/2023  Última atualização 08H04
Directora-Geral da Geoangol, Ndjamila Africano, realça as qualidades da futura refinaria © Fotografia por: DR

Localizada no Pólo Industrial de Viana, em Luanda, com um orçamento avaliado em sete milhões de dólares, a primeira pedra que deu origem à construção foi colocada em Junho de 2022, e a obra, no seu todo, teve início em Outubro do mesmo ano. o empreendimento prevê uma capacidade de refinação de cerca de  25 quilogramas de ouro por dia.

 Ndjamila Africano, que apresentou à direcção da Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação e Comercialização de Diamantes de Angola (EN-DIAMA) os passos já executados na referida Refi-

naria, garantiu que as obras decorrem sem constrangimentos e que, actualmente, apresenta um grau de execução física de mais de 25 por cento.

A gestora sublinhou que a actuação no ramo da refinação de ouro já se justifica pela necessidade de expansão dos serviços laboratoriais, bem como  da diversificação da economia nacional por via dos minerais estratégicos.

 No que toca à estratégia de entrada da Geoangol para o leque de subsidiárias da ENDIAMA, Ndjamila Africano disse tratar-se de uma questão de alinhamento mútuo de negócios e de potenciar a diamantífera estal para a prestação de serviços de perfuração, hidrologia e geofísica.

 Sobre o sector do Ouro, as últimas informações obtidas pelo Jornal de Angola em 2022 indicam que o  subsector conta com um investimento cifrado em 62,9 milhões de dólares, com 48,6 milhões empregues na exploração e 14,3 milhões na prospecção.

 Os investimentos estão aplicados em 32 projectos auríferos, estando 10 projectos em fase de exploração espalhados em diversas províncias do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia