A produção de óleo alimentar no país, de Janeiro a Julho do corrente ano, foi de 52 mil 36,3 quilolitros contra 18 mil 628,7 produzidos no período homólogo de 2023, representando um crescimento acima de 100 por cento, no quadro da decisão do Executivo de regulamentar a importação desse produto da cesta básica.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
As obras de construção da Refinaria de Cabinda decorrem como o previsto, estando a inauguração da primeira fase do projecto prevista para o final do primeiro semestre de 2025, afirmou, na quarta-feira, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
A unidade de processamento da Refinaria de Cabinda vai permitir a transformação do petróleo em cinco produtos principais, nomeadamente nafta, Jet 1, querosene, fuel e gasóleo.
A conclusão da primeira fase do projecto, avaliada em 220 milhões de dólares norte-americanos, vai permitir o processamento de 30 mil barris de petróleo bruto por dia.
Com um nível de execução financeira calculado em 74,6 por cento e cerca de 61,6 por cento de execução física, as obras da primeira fase arrancaram em Março de 2021, numa área total de 313 hectares.
Em Novembro deste ano, os trabalhos que correspondem à primeira fase do projecto ficam concluídos a 99 por cento, altura em que começam a ser realizados testes de segurança, para, em Julho de 2025, o empreiteiro fazer a entrega ao Governo angolano, a 100 por cento.
A visita do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, à província de Cabinda, serviu também para constatar o desenvolvimento do projecto, no âmbito do suporte que o campo petrolífero de Malongo vai dar para o envio do crude à Refinaria.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA consultora Oxford Economics reviu hoje em alta a previsão de crescimento da produção de petróleo em Angola, antevendo que o segundo maior produtor da África subsaariana bombeie 1,18 milhões de barris diários, mais 4% que em 2023.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.
Os meios das Forças Armadas Angolanas (FAA) vão apoiar a mobilidade aérea dos recenseadores nas zonas de difícil acesso por terra, garantiu, domingo, na cidade do Lubango, o coordenador do Grupo Técnico Provincial do Censo 2024.