A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
A “Obra Poética Completa” do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi,esta segunda-feira, lançada na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, pela Fundação Agostinho Neto, com objectivo de promover a pesquisa e divulgar a vida e obra do autor da “Sagrada Esperança”.
Na ocasião, o director da Fundação Agostinho Neto, Victor Bungo, sublinhou que a organização que dirige pretende com esta actividade, divulgar a faceta artística de António Agostinho Neto para as novas gerações em todas as províncias do país, através do contacto com os seus escritos, inserido nos festejos do seu centenário, comemorado a 17 de Setembro do ano passado.
"Nos poemas de Agostinho Neto está espelhado o processo de luta de libertação nacional, um instrumento que deve estar ao alcance dos jovens. Estas obras já foram traduzidas de português para Kimbundo, Kikongo e Chokwe, por isso a nossa próxima acção será o lançamento destas obras em todo território nacional”, avançou.
O sociólogo Zolana Avelino, que testemunhou o acto, caracterizou a obra de António Agostinho Neto como uma literatura de combate e intervenção social, tendo em conta o contexto de colonização em que foi produzida.
"Através das obras Renúncia Impossível, Sagrada Esperança e Amanhecer, podemos considerar Agostinho Neto como poeta sociopolítico, porque, para ele escrever significava lutar. Obras que, segundo alguns especialistas, foram realizadas sem grande atributo, porque o autor rejeitava toda a subjectividade, abstracção e lirismo, exaltando apenas a realidade objectiva dos musseques, a sua miséria e os problemas sociais”, frisou.
Por seu turno, o secretário provincial da Brigada Jovem de Literatura no Zaire, Agostinho Dias Zantoto, considerou o lançamento da "Obra Poética Completa” de António Agostinho Neto, em Mbanza Kongo, como uma oportunidade ímpar para a juventude local ter contacto com a sua poesia.
"Há esta necessidade que a obra de António Agostinho Neto seja conhecida em todo o país, numa altura em que se debate com a perda dos valores morais, comodismo e fuga das responsabilidades, atribuindo a culpa ao outrem”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA 45ª sessão do Comité do Património Mundial, que terminou na segunda-feira, em Riade, na Arábia Saudita, inscreveu 42 novos sítios e aprovou a extensão de cinco sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A cantora Pérola vai abrilhantar amanhã à noite, no cine Atlântico, em Luanda, um concerto ao vivo, onde irá brindar os seus fãs com várias surpresas, dentre elas a interpretação de alguns temas do mais recente álbum intitulado “Sincera”.
O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.