Cultura

Obra de Beni Dya Mbaxi seleccionada para colectânea de Literatura

O escritor Beni Dya Mbaxi é um dos seleccionados para fazer parte da colectânea “Campeões Transgeracional Champions”, contendo obras de autores emergentes africanos, cujo lançamento acontece no primeiro trimestre de 2024, em Harare, capital do Zimbabwe

22/05/2023  Última atualização 10H07
© Fotografia por: DR

"Transgenerational Champions”, em português "Campeões Transgeracional”, um projecto da autoria do zimbabweano Takudza Maziofa, visa mostrar ao mundo os campeões de várias gerações africanas.

Autor do livro "A Última Masoxi”, distinguido na África do Sul com o Prémio Global de Escritores Africanos 2021, foi seleccionado entre os 150 jovens escritores africanos para fazer parte do projecto literário.

A maioria dos autores pertence aos países da região Austral, Central e Ocidental de África. Os critérios da selecção foram os êxitos e as conquistas dos autores emergentes.

Um dos objectivos da colectânea é passar as experiências para outros escritores, falar das conquistas e dificuldades de cada autor.

Em declarações ao Jornal de Angola, o escritor referiu que a proposta surge na sequência da projecção da carreira a nível regional, o que despertou o interesse da organização.

O escritor integra o projecto com uma entrevista sobre o seu percurso, em que aborda a natureza e o conteúdos das suas obras. Não é a primeira vez que é convidado ou escolhido para participar em projectos literários no exterior. Em 2021, foi seleccionado para concorrer na categoria de Melhor Romance, dos prémios "Mulher Forte African literature Award”, no Botswana.

Em Outubro de 2022, recebeu, na Embaixada da África do Sul em Angola, o troféu "Annual Global African Author Awards”, referente à edição de 2021, na categoria de empoderamento às crianças, com a obra "A Última Masoxi”, publicado em 2020.

Beni dya Mbaxi é o pseudónimo de Bernardo Sebastião Afonso, que nasceu em Luanda, no município do Cazenga, a 28 de Maio de 1997. É estudante de Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola (UMA).

Em 2012 recebeu o prémio da quarta edição do "Annual Global African Authors Award” pela obra "A Última Masoxi", recebeu, também, o prémio Escritor Revelação do Ano 2021, do Moda Cazen-ga By Luandina, e Honra ao Mérito da Biblioteca Municipal do Kilamba Kiaxi.

Foi distinguido com o prémio "Escritor Jovem” em 2022, nos prémios Dipanda, e em 2022, pela revista literária "Khuluma Afrika-Speak”, da África do Sul. Recebeu dois certificados pelos feitos na literatura angolana, atribuídos pelo secretário executivo do Conselho Provincial de Luanda, considerado  "Jovem Escritor 2023”, distinção atribuída pelo portal Mwangolé das Letras, pelo livro " Quando Não Olhas Para Trás”.

É colunista regular do Jornal Internacional "The Diaspora Times Global”. redactor da Tabanka Tv de Londres, Inglaterra. Embaixador da revista "African Writers Round Table”, no Zimbabwe, e colunista do blogue brasileiro "Pensamentos e Poesia”.

O livro "A Última Masoxi” voltou a ganhar vida em palco, na peça de teatro adaptada pelo encenador Wengui Dias, que foi exibida pelos alunos da Escola de Artes da Fundação Arte e Cultura, no auditório Wiza, na Ilha de Luanda, em 2022.

O espectáculo versa sobre o combate do abuso sexual e à violência contra as crianças e adolescentes. O enredo é abordado tal como no livro, sobre a história de uma menina de 11 anos, conhecida por Masoxi, que sofre abusos sexuais por parte do padrasto e algumas vezes agredida por recusar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura