O músico angolano, Yuri da Cunha é um dos convidados a participar do show do artista brasileiro, Carlinhos Brown, esta quinta-feira, na vila Caramuru, no Brasil.
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.
“República do Vírus”, obra literária de António Quino, será objecto de estudo, hoje, às 17h00, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, na habitual “Maka à Quarta-feira”.
O debate de hoje, na UEA, terá como tema "Análise das Estratégias para o Domínio do Campo do Poder na Obra República do Vírus”, com o mestre em Literatura, António Januário Kutema, como orador.
Quanto à questão do campo do poder, António Januário Katema, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que na maka fundamentar-se-á na definição apresentada por Pierre Bourdieu, pois, o campo de poder é o espaço de relações de forças entre diferentes tipos de capitais para poderem dominar o campo correspondente, cujas lutas intensificam-se sempre que o valor relativo dos diferentes tipos de capitais for posto em questão.
O docente universitário explicou que é na República Unida da Mulumba e no PIM-PAM-PUM que se analisará a relação de forças para dominar a sede do poder político. "Propomo-nos em analisar as estratégias dos diferentes grupos que compõe o campo do poder na obra ‘República do Vírus’ que o grupo dominante do PIM-PAM-PUM giza para manter-se no poder”.
Inicialmente, disse, far-se-á a identificação dos agentes do campo do poder e como se dão as lutas dentro do campo e, posteriormente, focar-nos-emos, essencialmente, nas estratégias usadas por Zuão Xipululu para ascender e manter-se no grupo que domina o campo do poder.
A análise do comportamento de Zuão Xipululu, segundo a teoria de habitus, de Pierre Bourdieu, afirma, permite estabelecer três momentos distintos, mormente: antes de ter o poder, quando dispõe do poder (apelidado de Intocável) e quando é afastado. "Analisaremos, de igual modo, as estratégias de Zuão Xipululu para manter o controlo do grupo para ficar num grupo restrito que detém o controlo do grupo que detém o controlo do poder político, que é o partido PIM-PAM-PUM”.
O livro "República do Vírus” de António Quino, foi lançado em 2015, no Centro Cultural Português - Instituto Camões, em Luanda.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
A delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) que participa na maior feira mundial de equipamentos e meios médicos, a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, foi recebida, na quarta-feira, pelo embaixador e plenipotenciário naquele país, Albino Malungo.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.