Cultura

Obra científica é lançada amanhã em formato digital

Katiana Silva

Jornalista

O linguista angolano Ezequiel Bernardo, a linguista moçambicana Ezra Alberto Chambal Nhampoca e a linguista brasileira Cristine Gorski Severo lançam, amanhã, em formato digital, o livro “Políticas Linguísticas e Educacionais em Contextos Africanos”.

24/06/2024  Última atualização 09H08
Ezequiel Bernardo © Fotografia por: DR

Segundo Ezequiel Bernardo, em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, os autores exploram o conceito africano Ubuntu como pano de fundo para pensar o sentido de educação tradicional em Moçambique, além do papel e da importância da educação multilingue em contextos angolanos rurais, em diálogo com as necessidades socioeconómicas das comunidades.

O linguista angolano pontualizou que a obra traz, igualmente, textos de especialistas sul-africanos da Universidade Nelson Mandela, que versam sobre os sentidos de revitalização das humanidades no contexto das línguas africanas, especialmente no ensino superior sul-africano. Este projecto tem o patrocínio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil.

Ezequiel Bernardo é graduado em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, tem o mestrado em Sociolinguística e Dialectologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, doutorando em Sociolinguística e Dialectologia na mesma Universidade Federal de Santa Catarina. É professor assistente do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda.

Ezra Alberto Chambal Nhampoca é doutorada em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, e mestre em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique, onde é docente afecta à secção de Línguas Bantu, no Departamento de Línguas da Faculdade de Letras e Ciências Sociais.

Cristine Gorski Severo é doutora em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, e pós-doutorada em Políticas Linguísticas pela Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos da América. Pesquisa os temas "Políticas Linguísticas Críticas” e "Vozes sociais na relação entre o Brasil e os países africanos e linguística no contexto colonial”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura