Opinião

O velho no whatsapp: Que tipo de homem és tu, afinal?

Augusto Cuteta

Jornalista

Bonjour, mô filho. Então, como vão as coisas contigo? Há saúde e paz por aí nas tuas europas? O jovem Macronzinho e sua mamoite ‘stão em dia?

24/10/2021  Última atualização 04H40
© Fotografia por: DR
Nós, por aqui, ainda ‘stamos a aguentar. A família vai que não vai. O país é esse que temos, com expectativas de alguma coisa mudar p'ra melhor. Mudanças de mudanças já temos algumas, principalmente políticas.

Mas, mô menino, hoje, tenho outras coisas p’ra te falar. Não quero politiquices na nossa vida. Nesse áudio que te mando no tô watchapi, minha idéia é te prevenir de coisas que muitas famílias ‘stão a viver actualmente. Não quero isso p’ra ti nem p’ra minha nora francesinha.

Falando em minha nora, os "Que Choram”? Já chamaram o meu netinho europeu ou querem adoptar essa mania de viver mil anos e só depois fazerem as crias? Eu quero netos enquanto tenho vida e forças para lhes carregar ao colo. Não é no momento que já ‘stou todo velho moco! Isso, não senhor!

A tua irmã ‘stá boa. Marido dela juiz recebeu mais carro grande e bonito. Aquela casa do Kilamba, agora, é só p’ra renda. Mas, mano, teu cunhado lhe pedi p’ra não se meter nessas confusões que andam por aí. Pedi juízo. Nunca aceitar essas marimbondagens.

Sabe, filho, você, pode ter saudade, mas me deixa ir ali. Aqui, você vem só depois das eleições. Muita bandidagem. Igreja critica Polícia, por não acabar com a delinquência. Polícia diz que Igreja é culpada, porque não acabou com o pecado. Mas, é a população que ‘stá a acabar com os bandidos. Maka feia é essa de apanhar gatuno e lhe queimar!
Mas, não quero esses assuntos políticos. Não vê que não te falo dos jornalistas que querem fazer greve, nem da lista que falaram era p’ra matar jornalistas, juristas e outras pessoas que representam ameaça p’ro sistema! Não te falo da anulação do congresso da UNITA, que elegeu o Adalberto da Costa Júnior presidente deste partido. Ou seja, Samakuva voltou a presidente do Galo Negro.

Quero é te falar de como o homem deve tratar da sua família. Não pode um indivíduo olhar a mulher e os filhos como adversários. Disputarem por coisas fúteis. Nada, mano. Homem é chefe da família, mas a sua liderança tem uma comandante de apoio, a mulher!

Por isso, a mulher deve ser valorizada. É, igualmente, uma das maiores prioridades no lar, tal como muitos homens olham p’ros filhos. Ela merece toda a atenção do marido p’ra tratar bem dos filhos, da sogra, dos cunhados e dos vizinhos e colegas, inclusive.

Homem quer ver mulher bonita investe nela. Quer mulher sábia investe nela. Quer mulher doutora investe nela. Agora, você empata senhora alheia na cozinha e, depois, quer lhe chamar matumba, analfabeta ou atrasada?
Os homens perdem tempo, às vezes, a olhar mulheres alheias e a investir em moças que nem futuro têm com eles, deixando de lado a própria dona de casa. Filho, primeiro olhe p’ra tua mocinha e vai descobrir toda a beleza que há nela. Converse com ela e vai encontrar nela toda a sabedoria. Desfrute bem dela em todos os momentos e verás que nem precisas de "saltar a corda”!

Agora, se você vai à rua, onde faz viagens de 28 quilómetros, acha que à noite, em casa, vai conseguir andar 14 quilómetros? Nunca. Depois, vão te dar o troco p’ro causa da tua fraqueza. Cuidado!

E mesmo essa coisa de cama se aprende. Homem pode pedir ajuda à mulher. Bocado que ela leu nas revistas te ensina. Bocado da experiência do seu passado ou da conversa com as amigas e primas, também, pode ensinar no homem! Maka é o homem atrasado, se mulher lhe fala, quer chamar nomes! Assim, fica complicado.
Por isso, mano, essa tua francesinha lhe vê bem. Valoriza e é p’ra ti a mulher mais linda do mundo. Andar só por andar, vai te levar a girar todas as raças e cores, tamanhos e alturas, mano, e, por isso, vai ver que nenhuma mulher é boa p’ra ti. No fim, acabarás sozinho. Que tipo de homem és tu, afinal?

Vou ‘inda tomar os comprimidos, mano. Entende bem esse áudio. Isso nunca esqueça. Ouviu? Impõe respeito em casa, mas conquista esse respeito. Se beberes com a senhora em casa e só em casa, ela nunca vai ir fazer isso com outras pessoas lá fora.
Tenho mesmo de ir, mano. Um beijo do teu pai, que te ama muito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião