A Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDCA) apresenta hoje, às 18h00, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, o espectáculo de dança “Isto é uma mulher?”, uma criação conjunta das coreógrafas Ana Clara Guerra Marques e Irène Tassembédo.
A União Nacional dos Artistas e Compositores, Sociedade de Autores (UNAC-SA), apelou, hoje, aos autores filiados a esta a instituição de direitos de autor e conexos a declaração as suas obras para receber pela primeira vez os rendimentos autorais na distribuição que vai se fazer em breve.
O Rio é a nova novela a ser exibida pela DSTV, a partir de hoje, em Angola, no canal Kwenda Magic (KM), posição 502, soube este jornal da operadora, na apresentação oficial da ficção.
A ser exibida de segunda à quarta-feira, foi produzida pela nacional Diamond Filmes, sob chancela da M-net, do grupo Multichoice, e reúne um leque de jovens actores conhecidos pelo público angolano, com destaque para Lesliana Pereira e Sílvio Nascimento.
Adaptada da novela sul-africana "The River”, a telenovela angolana gira em torno de um personagem proveniente de uma família poderosa e proprietária de uma mina de diamantes, que tudo faz para continuar a beneficiar dos resultados da exploração das pedras preciosas para defender o seu modo de vida.
A história apresenta dois mundos com a mesma fonte, o Rio Lúbia, que propicia desgraça e prosperidade nas terras do Nharêa, na província do Bié, alimentados pelas ambições de uma família residente na capital.
Cheia de conflitos, e repleta de amor, ciúme, traição, apresenta parte da realidade vivida no interior das minas de diamantes e do quotidiano angolano.
A prosperidade para algumas famílias, assim como grandes desavenças e pobreza na comunidade, que em alguns casos causa trágicos e fatídicos desfechos gerados na exploração das riquezas dos rios, serão abordados na novela.
Trabalho árduo, perigoso e mal remunerado, pobreza, assassinatos e traições à mistura mostram, em 260 episódios, o mundo do garimpo de diamantes.
O elenco compõe 130 actores, sendo 18 principais, entre os quais Raul do Rosário, Dicla Burity, Kim Fasano, Jaime Joaquim, Carlos e Leonora Carvalho, Eliane da Silva, Ailsa Renata, Lélis Twevekamba, Juddy da Conceição e Neide Van-dúnem.
A equipa técnica da telenovela "O Rio” tem mais de 60 por cento de profissionais angolanos. A produção executiva é de Sérgio Neto e Gregório Sousa, realização de Frederico Santa Martha e Carlos Rodrigues, adaptação de roteiro de Eduarda Laia, direcção de fotografia por Allen Mamoma e Teka Sala.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA segunda edição do Festival Internacional de Teatro abre as portas ao público dia 25 deste mês e decorre até 26 de Junho, no Elinga Teatro, em Luanda, numa promoção do grupo de teatro Etu-Ngo e a Casa Rebita.
Criadores e arquitectos angolanos e italianos debateram as potencialidades do design como ferramenta e ponte que une funcionalidade e bem-estar, num seminário realizado em Luanda, para assinalar o 12 de Maio, “Dia do Design Italiano”.
A comissão directiva da União dos Escritores Angolanos (UEA), reconduzida para um mandato de mais três anos, toma posse amanhã, às 11h00, na sede da instituição, junto ao Largo das Escolas, em Luanda.
A diversidade rítmica dos estilos musicais e danças angolanas vão estar em evidências, durante um seminário, a ter lugar dia 19, no Centro Educacional Unificado, em Heliópolis, São Paulo, Brasil, numa iniciativa do colectivo Kizomba Yetu.
O preço médio da cesta básica cai, na semana de 16 a 22 de Maio, 35,7 por cento face a Novembro de 2021, no mercado nacional, enquanto, no mercado internacional, é esperado um comportamento inverso para a média dos preços, que registam um elevado aumento de 29,4 por cento, nesse mesmo período.
O processo de liquidação da dívida que a Edições Novembro tem com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), na ordem dos três mil e trezentos milhões de kwanzas, já está em curso, garantiu, sexta-feira (20), em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
A primeira central fotovoltaica do Namibe, cujo projecto foi lançado, sexta-feira(20), na localidade do Caraculo, a 60 quilómetros de Moçâmedes, capital da província, começa a gerar energia eléctrica a partir de Dezembro.
A equipa sénior masculina de andebol do 1º de Agosto conquistou, ontem, o 43º Campeonato Nacional da categoria, disputado no Arena Acácias Rubras, em Benguela, após derrotar a similar do Interclube, por 23-21, na segunda de três partidas para o “play-off” da final.
Angola administrou, nas últimas 24 horas, 26.853 de vacinas, nos diferentes Postos de Vacinação de Alto Rendimento, de acordo com os dados do boletim informativo da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) distribuída. ontem, à imprensa.