O jornalista Samuel António, da Edições Novembro, conquistou, na categoria de Imprensa, do Prémio de Jornalismo 2021 no Moxico.
A Organização de Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ODCR) está a realizar em Moçâmedes (Namibe) o projecto "3 R" - Re-duzir, Reciclar e Reutilizar, visando educar os cidadãos sobre a necessidade de conservação e preservação do meio ambiente.
Os principais jardins da cidade do Huambo, sede da capital da província homónima, nomeadamente do Largo da Casa dos Oficiais, do Serpa dos Santos, da Avenida Amílcar e do Bairro Académico, estão a beneficiar de obras de reabilitação, no quadro do programa de requalificação e melhoramento das zonas verdes.
As obras de requalificação dos jardins, segundo explicações de Avelino Menezes, director municipal do Ambiente e Saneamento do Huambo, incidem na construção de novos canteiros, plantação de árvores e plantas, aplicação de relvas e montagem de postos de iluminação, bancos, com assentos de estrutura metálica e madeira, visando, disse, conferir uma imagem mais acolhedora nos distintos pontos da cidade.
"Há toda necessidade de criação de novas zonas verdes para, gradualmente, mudar o cenário actual destas zonas da cidade. Está previsto a construção, nas praças, de passeios com quatro metros e meio, que servirão para a prática de exercícios físicos, assim como de relaxamento das vendedoras, leitores e grupos de amigos”, sustentou.
Avelino Menezes, que não avançou o valor da reabilitação dos jardins, garantiu que as obras estão a ser feitas dentro dos padrões aceitáveis, de acordo com as normas estabelecidas, com vista a responder às exigências de execução, cuja empreitada conta com o apoio de técnicos com experiência na matéria de ambiente e saneamento.
No município do Huambo, lembrou, dos mais de quarenta largos existentes, apenas quatro estão em obras, sublinhando que, a curto prazo, os restantes serão também intervencionados, dentro de uma planificação financeira que está a ser elaborada e, posteriormente, submetida à decisão do governo da província.
Cadeiras e jangos
No largo da Casa dos Oficiais, cujas obras começaram em Fevereiro, será, além da reestruturação e requalificação do jardim, montado catorze cadeiras de madeira, construído três jangos de lazer e espaços de venda, explicou Teixeira Anacleto, o encarregado da empreitada, sublinhando que foram gerados quinze postos de trabalho, na sua maioria jovens.
"Os cidadãos da cidade do Huambo, quando terminarmos os trabalhos, terão um excelente local para descansar e tomar um café”, destacou, acrescentando que, para a manutenção e conservação do largo, está previsto o pagamento de uma taxa simbólica de acesso, em que o valor será definido pela administração local.
Calisto Cassenje, morador do bairro do Camiliquinhento, enalteceu a iniciativa da administração municipal em dar sequência à requalificação dos espaços verdes, o que dará "uma boa imagem à cidade do Huambo”, disse, tendo salientado que, no tempo chuvoso, a maioria dos largos inundam e ficam lamacentos, o que dificulta a circulação de transeuntes. "O trabalho que está a ser realizado vai ajudar na melhoria das condições de embelezamento da cidade”, ressaltou.
A reabilitação dos largos, jardins e passeios, na cidade do Huambo, vai proporcionar "melhores condições de lazer aos jovens”, segundo disse o munícipe Mande Cequesse, tendo exortado o Governo da província a solucionar a problemática da iluminação da rede pública, assim como a reabilitação das ruas secundárias e terciárias.
A zona envolvente ao Centro Cultural do Huambo, um projecto de âmbito Central, encontra-se vedada e decorre, actualmente, a remoção de algumas árvores. Contactada a direcção provincial do Gabinete de Planeamento e Estatística do governo da província, para mais detalhes dos trabalhos em curso, não foi possível obter uma informação.
Saneamento
Entretanto, o administrador municipal do Huambo disse, há dias, em conferência de imprensa, que há trabalho no sentido de se ter uma província cada vez mais acolhedora. Para tal, um conjunto de acções estão em curso e que a sua materialização vai se reflectir positivamente a nível do melhoramento do saneamento básico da zona urbana, e não só, passando pela colocação de mais meios e equipamentos de limpeza, assim como na melhoria dos acessos a todas as zonas para permitir que a recolha dos resíduos sólidos se processe com mais facilidade e seja abrangente.
Além da questão ligada ao saneamento básico, o responsável apontou igualmente as questões sociais como sendo prioridades da sua administração e possibilitar que o Huambo resgate o nome de "Cidade Vida”. Para o administrador, este deve ser um trabalho conjunto com a sociedade, pois a população deve manter o interesse em continuar a servir por via de uma nova mentalidade, a forma de olhar para a cidade e a tornar cada vez mais bela e atractiva.
Referindo-se aos bens públicos, apelou à valorização, "não permitindo a vandalização dos jardins e outros equipamentos sociais”. Como sublinhou, é preciso que todos, em união, possamos manter a cidade limpa, cuidar dos jardins, "tornando o Huambo mais verde, pelo que devemos lutar pela mesma causa social”.
Tatiana Marta e Juliana Domingos / Huambo
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm camião cisterna com 35 mil litros de gasóleo com destino no município de Cacuaco, em Luanda, foi hoje apreendido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no bairro Tomboco Pequeno, comuna de Kinzau, província do Zaire.
A cidade petrolífera do Soyo, província do Zaire, acolhe, esta segunda-feira até terça-feira, o XIº Conselho Consultivo do Ministério de Energia e Água, que vai decorrer sob o lema “Água e Energia: crescimento económico e progresso social”, em acto presidido pelo titular da pasta, João Baptista Borges.
Um grupo de seis membros de uma mesma família foi detido por efectivos do Departamento de Ilícitos Penais (DIP) da Polícia Nacional, em Saurimo, província da Lunda-Sul, por ter sido apanhado a desenterrar um cadáver, no Cemitério 14.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.