Cultura

“O Reino das Casuarinas” é abordado no “Sambila Leitor”

A segunda edição do clube de leitura “Sambila Leitor” realiza-se amanhã a partir das 16h00, na Praça da Unidade Africana (Miramar), em torno do livro “O Reino das Casuarinas”, de José Luís Mendonça, no âmbito do projecto “Sambizanga Ritmo & Poesia”.

25/06/2021  Última atualização 07H25
Livro, O Reino das Casuarinas. © Fotografia por: DR
"O Reino das Casuarinas” é um romance histórico que reflecte sobre um período crucial da história de Angola que, por conta de disputas ideológicas e políticas, afectou dolorosamente uma geração completa de angolanos e mudou para sempre o curso normal da vida do país. O narrador autodiegético, Nkuku, conta a sua experiência traumática desde o início da luta de libertação, em 1961, até 1987, e a história da fundação de um reino na floresta da Ilha de Luanda, cuja população é composta por sete deficientes mentais (vulgo malucos), governados por uma mulher, a Rainha Eutanásia.

José Luís Mendonça nasceu no dia 24 de Novembro de 1955. Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, é jornalista de profissão. Em 2005, foi contemplado com o Prémio Notícias Gerais da Lusofonia, no Concurso CNN Multichoice Jornalista Africano. No mesmo ano, o Ministério da Cultura atribuiu-lhe o Prémio Angola Trinta Anos, na disciplina de Literatura, no âmbito das comemorações do 30º Aniversário da Independência Nacional, pela sua obra poética "Um Voo de Borboleta no Mecanismo Inerte do Tempo”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura