Hoje assinala-se o Dia Mundial da Poesia, data instituída pela UNESCO. A propósito da efeméride, o poeta Carlos Pedro, actual presidente da Brigada Jovem de Literatura de Angola, aborda em entrevista o valor e a função da poesia nos dias de hoje, bem como faz um balanço do momento da instituição que dirige.
Por detrás da gestão da página “Angolanos a Caminho da NBA” está o estudante na faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, José Muiza, de 29 anos. O fã do lendário Kobe Bryant deixou-se maravilhar pelo ícone de uma geração, apaixonando-se pelo basquetebol e desde então, tornou-se num assíduo acompanhante da modalidade. Nesta entrevista, o JA Online revela um pouco mais do trabalho que o mesmo desempenha.
Paulo de Carvalho – Sociólogo, Dá explicações. A cidadania pressupõe uma série de direitos e deveres de quem vive em determinada sociedade, no que diz respeito ao acesso aos bens sociais e ao exercício das vantagens disponíveis. Quando nos referimos à cidadania, estamos a pensar em muito mais do que ter um registo de nascimento e um bilhete de identidade.
Pode-se ser cidadão do ponto de vista meramente jurídico (dispondo dos dois elementos acabados de mencionar), mas não de qualquer direito enquanto cidadão, do ponto de vista sociológico.
Os direitos de cidadania são, nomeadamente, os direitos políticos, civis e sociais que, em conjunto, podem garantir uma existência digna.
Os direitos políticos incluem a possibilidade de cada um votar e ser votado, bem como a filiação em partidos políticos e organizações de cariz político.
Os direitos civis estão relacionados com as liberdades individuais, que não devem ser violadas pelos órgãos do Estado (governos e tribunais). A igualdade perante a lei é um dos mais importantes direitos civis, que é constantemente violado na esmagadora maioria dos países.
Quanto aos direitos sociais, referem-se ao usufruto dos bens de que a sociedade dispõe, nomeadamente a educação, cultura, assistência sanitária, emprego e lazer.
A importância do exercício da cidadania é indiscutível aos sistemas democráticos. É um dos pressupostos do sistema democrático, onde as pessoas devem sentir-se parte da sociedade e não à parte da sociedade. A inclusão é fundamental, para cada um se sentir cidadão.
E a força de cada democracia mede-se, em primeiro lugar, pelo grau em que os direitos de cidadania são exercidos.
Só
se é cidadão na sua plenitude, quando não vemos violados os nossos direitos de
cidadania. Ao contrário do que se pensa, isso é coisa rara pelo mundo, pois na
maioria dos países existem diariamente violações dos direitos e liberdades do
cidadão.
Dever do cidadão
"O cidadão tem o dever de conhecer e respeitar a constituição e as leis, bem como o de garantir a continuidade da espécie humana, de garantir o respeito pela natureza e de proteger o património cultural e o património público”. A cidadania não pressupõe apenas direitos, mas também deveres.
Enquanto cidadãos, temos o dever de cumprir as normas estabelecidas pela sociedade e pelas instituições do Estado, desde que elas não firam os nossos direitos.
A cidadania impõe limites
O maior limite que a cidadania impõe é o respeito pela liberdade do outro.
A lei deve prever penalizações para as instituições e para as pessoas que as dirigem, quando não se respeitam os direitos de cidadania.
Quem
não respeita esses limites e quem não respeita os seus deveres de cidadão deve
ser penalizado. O Estado deve garantir que os limites de cada um sejam
respeitados, de modo a não interferirem com os direitos dos demais.
Perguntas
Frequentes
O
que pode acontecer aos cidadãos que não respeitam os limites impostos pela
cidadania?
Quem
não respeita esses limites e quem não respeita os seus deveres de cidadão deve
ser penalizado.
De
que forma se exerce a cidadania?
Respeitando
os nossos deveres e mantendo os nossos direitos invioláveis.
Quais
são os deveres e os direitos do cidadão?
Os
direitos de cidadania são, nomeadamente, os direitos políticos, direitos civis
e direitos sociais que, em conjunto, podem garantir uma existência digna.
Quais
são os deveres do cidadão?
O
cidadão tem o dever de conhecer e respeitar a constituição e as leis, bem como
o de garantir a continuidade da espécie humana, o respeito pela natureza e de
proteger o património cultural e o património público.
Qual
é a importância DO EXERCÍCIO da cidadania?
Fazer
com que as pessoas se sintam inseridas na sociedade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO embaixador de Angola na Zâmbia, Azevedo Xavier Francisco, garantiu que a recente visita do Presidente zambiano, Hakainde Hichilema, a Angola despertou o interesse dos empresários zambianos em investiram no país, por conta da Câmara de Comércio Angola-Zâmbia. Em entrevista ao Jornal de Angola, afirmou que a intenção é recíproca e que muitos empresários angolanos estão interessados em investir no mercado zambiano, sobretudo no sector do ensino e turismo. Oficialmente, já não existem refugiados angolanos na Zâmbia. O que há são comunidades que decidiram viver nesse país vizinho, assegurou o embaixador
A realizadora francesa Ariel de Bigault está em Angola para partilhar experiências com profissionais do audiovisual angolano de diferentes gerações, rever amigos e, claro, sempre com um olhar atento para possíveis projectos neste sector.
O director-geral do Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA), José Azevedo Ekumba, garantiu que a instituição está a melhorar as condições para marcar presença em todos os lugares onde o cidadão precisar de assistência pré-hospitalar.
A construção de redes de distribuição está entre as principais metas para os próximos anos, anunciou, em entrevista ao Jornal de Angola, o presidente do Conselho de Administração da IRSEA, Luís Mourão Garcês da Silva, para quem a acção é fundamental no fornecimento de energia e água em zonas peri-urbanas e rurais.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.