Hoje, às 15 horas, no Arquivo Nacional, o historiador José Manuel da Silveira Lopes defenderá em palestra as razões que o levaram a interessar-se, profundamente, pela história política angolana, resultando na publicação de dois ensaios, respectivamente “O Cónego Manuel das Neves – Um Nacionalista Angolano (Ensaio de Biografia Política)”, lançado em 2017, e “Lutem Até Alcançarem a Liberdade”, de 2021. “Se o meu trabalho tem alguma importância, é o facto de ser feito por uma pessoa independente de quaisquer filiação política.
A implementação da desconcentração administrativa e financeira de grau máximo, por via da conclusão do processo de transferência de competências dos Ministérios e dos Governos Provinciais para as Administrações Municipais, transformando-as nos principais órgãos responsáveis pela prestação de serviços aos cidadãos, estão entre as prioridades do MAT para este ano.
Para as famílias que tenham vantagem sobre as poupanças constituídas, é necessário criar condições de investir o aforro/poupança em sectores que geram lucros/juros superiores à taxa de inflação gerada no período
O que é uma poupança?
A poupança é o adiamento do consumo, dito de outra é a parte da renda disponível que não é destinada ao consumo no período em que é recebida e, por conta disto, é guardado para ser utilizado num outro período futuro. Ou seja, poupança é um conceito amplo que se refere a toda receita não destinada ao consumo imediato.
Quem e como se deve fazer poupança?
Para fazer poupança basta ter um rendimento disponível e ter consciência que dias ruins acontecem, assim como, é fundamental saber que as necessidades humanas são ilimitadas e que pessoas com rendimentos muito baixos tendem a gastar mais 80% do rendimento disponível em necessidades de sobrevivência, porém pessoas com rendimento disponível muito alto tendem a gastar 10% do rendimento disponível em necessidades de sobrevivência e o resto poderá dividir entre poupança e desejos.
Por que é importante a poupança?
Existem dois tipos de poupança, por um lado existe a poupança obrigada por lei, também conhecida com INSS (fundo de segurança social), por outro lado existe a poupança livre que pode ser feita de forma colectiva através de cofres de previdência social, associações mutualistas, ou por outra forma de fundo de pensão complementar, e/ou de forma individual que vulgarmente é chamada de poupança. Em qualquer dos casos, a poupança serve para satisfazer diferentes eventos futuros, para acudir uma eventual falta de rendimento, também serve para acudir despesas extraordinárias que acontecem sem dar espaço de previsão.
Quanto se recomenda ter de poupança nos nossos rendimentos?
O que se recomenda é, em cada período, separar da renda disponível cerca de 10% para ser gasto no futuro, mas segundo a Lei de Engel, os que têm altos salários têm a probabilidade de poupar mais, e os que têm o salário mínimo nacional tendem a poupar muito próximo de zero.
Mas, realisticamente, é possível fazer poupança em economias como a de Angola?
Todo os trabalhadores, tanto os que trabalham por conta própria como os que trabalham por conta de outrem são obrigados por lei a fazer poupança para a aposentadoria, agora a poupança livre é uma questão de educação financeira, é preciso os trabalhadores entenderem que a poupança não é o que sobra do rendimento depois de deduzir o consumo, deste jeito está errado, com esse tipo de mentalidade é quase impossível fazer poupança. Para fazer poupança é necessário separar a parte que não será utilizada no período antes de começar a realizar o consumo do período.
De que forma as famílias devem tirar vantagens das suas poupanças e de outros?
Para que as famílias tenham vantagem sobre as poupanças constituídas, é necessário criar condições de investir o aforro/poupança em sectores que geram lucros/juros superiores à taxa de inflação gerada no período, é necessário criar condições de conservar o valor do dinheiro no tempo, por forma a que todas as possíveis correcções monetárias sejam satisfeitas com os ganhos do investimento da poupança.
Qual o contributo da(s) poupança(s) na Economia?
A poupança guardada nos bancos, principalmente as que ficam em conta de depósito a prazo de médio e longo prazo, permite que os bancos tenham mais liquidez disponível para fomentar o aumento do emprego, do produto nacional bruto e do desenvolvimento económico e social de forma sustentável.
As pessoas ou países que não fazem poupanças, quais são os perigos?
Os países onde as famílias têm baixo nível de poupança, regra geral têm baixo índice de desenvolvimento humano, têm o PIB per capita muito baixo e são considerados países do terceiro mundo, países subdesenvolvidos e outros adjectivo. O maior perigo é nunca saírem do estágio económico em que estão.
Dê exemplos...
Mais de 80% dos países africanos, da América Latina, da Europa do Leste e da Ásia têm baixo nível de poupança.
Recomendações finais, enquanto especialista em poupanças e educador financeiro...
A
melhor forma de diminuir o consumo supérfluo é educar a população a poupar, um
incremento na educação financeira das famílias, certamente gera um incremento
no desenvolvimento económico e social do país.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Agência de Protecção de Dados (APD) foi criada, em Outubro de 2019, para fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos. Para funcionar, a instituição necessita de um orçamento que permita a adopção de meios humanos e materiais para realizar cabalmente as suas atribuições orgânicas.
O coordenador do Programa Nacional de Educação Espacial, Gilberto Gomes, afirmou, em entrevista ao Portal Correio da Kianda, que Angola saiu há um tempo a esta parte de um país desconhecido no sector espacial e hoje tem uma posição de destaque entre os países emergentes na área espacial mundial e em África
O Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge tornou-se na primeira instituição de Ensino Superior na província, a eleger o seu presidente, facto ocorrido em Abril do ano passado, que serviu para a eleição do gestor da instituição, com uma agenda virada para a formação focada no mercado de emprego. Em entrevista, Mona Panzo realçou ainda o retorno aos cursos de Mestrado, a extinção de cursos de Licenciatura e a promoção da investigação científica.
A Diocese de Benguela tem em vista reabilitação da Escola dos Evangelistas para a formação de leigos cristão, revelou o bispo local, Dom António Jaca. Em entrevista ao Jornal de Angola, para fazer o balanço do que foi o ano de 2022, o prelado católico admitiu que a Igreja precisa de muita coisa, como de mais sacerdotes e agentes pastorais, pelo que há a necessidade de que a formação de leigos cristãos continue. Um primeiro passo, segundo o bispo, vai passar pela reabilitação da Escola dos Evangelistas e encontrar um formato que se adeque aos tempos novos.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.