Hoje, às 15 horas, no Arquivo Nacional, o historiador José Manuel da Silveira Lopes defenderá em palestra as razões que o levaram a interessar-se, profundamente, pela história política angolana, resultando na publicação de dois ensaios, respectivamente “O Cónego Manuel das Neves – Um Nacionalista Angolano (Ensaio de Biografia Política)”, lançado em 2017, e “Lutem Até Alcançarem a Liberdade”, de 2021. “Se o meu trabalho tem alguma importância, é o facto de ser feito por uma pessoa independente de quaisquer filiação política.
A implementação da desconcentração administrativa e financeira de grau máximo, por via da conclusão do processo de transferência de competências dos Ministérios e dos Governos Provinciais para as Administrações Municipais, transformando-as nos principais órgãos responsáveis pela prestação de serviços aos cidadãos, estão entre as prioridades do MAT para este ano.
A Amnistia aplica-se por intermédio de uma lei ou de um Decreto Presidencial de iniciativa legislativa. Nesse caso, o Parlamento debate e aprova a lei da Amnistia, que é promulgada pelo Presidente da República, com o objectivo de perdoar os cidadãos que cometeram determinados crimes
É um perdão ou esquecimento. É uma acção que o Estado ou Governos usam para perdoar os cidadãos em conflito com a lei.
Quantos tipos de amnistia existem?
Existe a Amnistia Nacional, que é aplicada quando um Governo pretende perdoar determinados crimes, mediante um Decreto Presidencial ou uma lei que restitui aos cidadãos à liberdade. Depois temos Amnistia Internacional, que é aplicada quando governos de vários países se unem para defender direitos humanos, perdoando os actos que foram cometidos numa determinada circunstância.
Como se aplica a amnistia?
A Amnistia aplica-se por intermédio de uma lei ou de um Decreto Presidencial de iniciativa legislativa. Nesse caso, o Parlamento debate e aprova a lei da Amnistia, que é promulgada pelo Presidente da República, com o objectivo de perdoar os cidadãos que cometeram determinados crimes.
Quais os cidadãos que devem merecer a Amnistia?
São amnistiados, de acordo com a Lei, todos os cidadãos que cometeram crimes comuns. Neste caso, apreciando a lei, beneficiam de perdão os cidadãos que cometeram crimes de 12 de Novembro de 2015 a 11 de Novembro de 2022. Quer dizer que aqueles crimes que resultam em morte, violação sexual e peculato, por exemplo, não são amnistiados.
O que acontece aos amnistiados em caso de reincidência?
Os cidadãos reincidentes não são amnistiados.
Que diferença existe entre a amnistia e o perdão genérico?
A amnistia é uma forma de extinção criminal ou o perdão mediante uma lei, enquanto o perdão genérico é uma forma de extinção total ou parcial dos crimes. Quer dizer que no perdão genérico não teríamos cidadãos condenados há oito anos, ou seja, todos seriam restituídos à liberdade. A amnistia pressupõe observância de regras e excepções. No perdão genérico todo e qualquer cidadão beneficia de perdão.
Quais os requisitos para se beneficiar da amnistia?
Primeiro requisito: ter cometido o crime no dia 12 de Novembro de 2015 a 11 de Novembro de 2022. Segundo: ser um cidadão condenado. Terceiro: constar nos crimes comuns. Quarto: ser um dos crimes em que não foi usado o porte de arma de fogo ou que tenha resulta em morte.
Em que momento se aplica Amnistia?
Lei da Amnistia é aplicada na ocasião da celebração de mais um ano da Independência Nacional. O Presidente da República, para celebrar, todos juntos, mais um aniversário da Independência, oferece aos cidadãos o perdão das suas penas.
Podem os reclusos em situação de liberdade condicional beneficiar da Amnistia?
Os
cidadãos em liberdade condicional não são abrangidos pela amnistia, porque a
Lei é feita para os cidadãos condenados com pena de prisão até 8 anos. Esta lei
é para os cidadãos condenados com pena de prisão até oito anos.
Perguntas
Frequentes
Em
que momento acontece a amnistia?
A Lei da Amnistia acontece na ocasião da celebração de mais um ano da Independência Nacional.
Quantos tipos de amnistia existem?
Existe a amnistia nacional; quando um governo de um determinado país visa perdoar determinados crimes, mediante um decreto presidencial ou uma lei que visa restituir os cidadãos à liberdade.
Cidadãos em liberdade condicional podem beneficiar da amnistia?
Os cidadãos em liberdade condicional não são abrangidos pela amnistia, porque a Lei da Amnistia é feita para os cidadãos condenados com pena de prisão até 8 anos.
Quais os cidadãos que devem merecer a amnistia?
São amnistiados, de acordo com a Lei, todos os crimes comuns, aqueles delitos que podem ser cometidos por qualquer pessoa, desde que tenham sido cometidos entre 12 de Novembro de 2015 a 11 de Novembro de 2022.
O que acontece aos amnistiados em caso de reincidência?
O Decreto Presidencial 35/22 de 23 de Dezembro refere que, em caso de reincidência, os cidadãos não são amnistiados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Agência de Protecção de Dados (APD) foi criada, em Outubro de 2019, para fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos. Para funcionar, a instituição necessita de um orçamento que permita a adopção de meios humanos e materiais para realizar cabalmente as suas atribuições orgânicas.
O coordenador do Programa Nacional de Educação Espacial, Gilberto Gomes, afirmou, em entrevista ao Portal Correio da Kianda, que Angola saiu há um tempo a esta parte de um país desconhecido no sector espacial e hoje tem uma posição de destaque entre os países emergentes na área espacial mundial e em África
O Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge tornou-se na primeira instituição de Ensino Superior na província, a eleger o seu presidente, facto ocorrido em Abril do ano passado, que serviu para a eleição do gestor da instituição, com uma agenda virada para a formação focada no mercado de emprego. Em entrevista, Mona Panzo realçou ainda o retorno aos cursos de Mestrado, a extinção de cursos de Licenciatura e a promoção da investigação científica.
A Diocese de Benguela tem em vista reabilitação da Escola dos Evangelistas para a formação de leigos cristão, revelou o bispo local, Dom António Jaca. Em entrevista ao Jornal de Angola, para fazer o balanço do que foi o ano de 2022, o prelado católico admitiu que a Igreja precisa de muita coisa, como de mais sacerdotes e agentes pastorais, pelo que há a necessidade de que a formação de leigos cristãos continue. Um primeiro passo, segundo o bispo, vai passar pela reabilitação da Escola dos Evangelistas e encontrar um formato que se adeque aos tempos novos.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.