Opinião

O profeta TB Joshua

Sousa Jamba

Jornalista

Na Nigéria, todo o mundo está a seguir a disputa pelo legado do TB Joshua, o chefe de uma mega igreja que faleceu subitamente em Junho passado. Estima-se que TB Joshua deixou uma fortuna de 150 milhões de dólares.

26/11/2021  Última atualização 08H45
TB Joshua, conhecido como "O homem de Deus” pelos seus seguidores, tinha um canal de televisão que era seguido por milhões de pessoas em várias partes do mundo. Milhares de pessoas iam para a sinagoga de TB Joshua na Nigéria para serem curadas. Esta era, também, uma daquelas igrejas que acreditam na Teologia da Prosperidade, que está cada vez mais popular no continente africano.

Na Teologia da Prosperidade acredita-se no princípio de que os bens materiais são uma manifestação do poderio e bênção de Deus; a pobreza, neste sentido, é uma indicação de que alguém não está coberto pela glória de Deus. Para o bom crente prosperar, segundo esta visão, ele tinha que ser obediente, aceitando as instruções do representante de Deus cá na terra — o seu pastor!
O pastor, nestas igrejas, é uma figura chave; ele é o pai da congregação — a sua esposa é a Primeira-Dama. Embora muitas igrejas tenham um Conselho da igreja, tudo envolve a figura carismática do pastor; é ele que atrai o público, que, claro, não hesita em pagar o devido dízimo.

Os pastores dessas igrejas são figuras com conexões com entidades poderosas — ministros, empresários de peso e chefes de Estado. TB Joshua até gostava de profetizar o futuro de governos. Joyce Banda, antiga Presidente do Malawi, foi visitar TB Joshua quando ela estava na oposição e TB Joshua profetizou que ela seria Presidente um dia. Isto aconteceu. Diz-se que TB Joshua tinha tanta influência sobre Joyce Banda que até indicou quem deveria ser o Vice-Presidente dela; alguém, claro, que tinha tido a bênção dele.

O tipo de riqueza e influência que TB Joshua tinha criava muita inveja. Há quem insistia que ele era um charlatão que tinha limusines, vivia em mansões matulonas, e tinha, como vários pastores ricos na Nigéria, o seu jacto privado. Como vários políticos e empresários de peso na Nigéria,  TB Joshua tinha casas em várias partes do mundo; havia relatos de que, como Saddam Hussein, do Iraque,  TB Joshua também tinha uma sanita de ouro.

Em Londres, eu visitei mais de uma vez uma igreja muito semelhante a de TB Joshua. A igreja era do pastor Mathew Ashimowolo, cuja riqueza é estimada em dez milhões de dólares americanos. Isto até é vergonhoso; dez milhões é o que certos pastores nigerianos pagam para os seus jactos ou apartamentos nas zonas caríssimas de Londres. Não ser rico para um pastor naquele mundo significa que Deus não o está a abençoar como deveria ser.

Os pastores nigerianos da Teologia de Prosperidade são muito humanos e também cometem erros. Alguns deles têm casamentos que acabam em divórcios sensacionais, já que as esposas insistem que devem ficar com parte dos milhões; nada é tão difícil do que ser esposa do pastor rico e de repente ter que viajar em primeira classe (em vez de jactos privados) ou ir passar férias no Quénia e não no Sul de França. Na Libéria, lembro-me de ter assistido a um culto durante o qual a esposa do antigo ditador Charles Taylor apareceu; aquilo era como se um anjo tivesse caído do Paraíso. O pastor mudou logo o seu sermão para louvar a Primeira-Dama Jewell Taylor e afirmar que os adversários políticos da família Taylor estavam a caminho do inferno!

Voltemos, porém, ao nosso TB Joshua. Depois da morte do profeta pensava-se que os outros profetas o iriam substituir. A viúva do pastor, embora sendo também uma pastora, não fazia parte do Conselho dos pastores. E assim começou um grande conflito entre ela, os seus parentes, e os profetas de TB Joshua. A ala da viúva acusa os profetas de não estarem a honrar a memória do grande profeta; e assim começaram trocas de palavras violentas que acabaram num tribunal.

Havia gente vinda de várias partes do mundo que vivia num complexo de TB Joshua com a espada de cura e também para estar próximo do grande profeta. A viúva do profeta mandou muita gente para a rua. Muitos pensam que este é o fim do império de TB Joshua; os outros estão a dizer que a viúva já começou a fazer milagres — feiticeiros já estão a confessar nos programas dela; prostitutas arrependidas estão a pedir esposos perfeitos, o que acontece com a intervenção da pastora. Gente com vários tipos de demónio no corpo estão a caminho da Nigéria. A pastora vai orar no seu programa de televisão, o público no mundo vai pagar, e os jactos nunca vão ser recuperados!

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião