Mundo

O nome mais sonante entre os sete candidatos

Cabo Verde vai, domingo, a votos para escolher o novo Estadista. Sete candidatos estão na corrida para a substituição de José Carlos Fonseca. O nome mais sonante é José Maria Neves, antigo Primeiro -Ministro (2001 a 2016). Carlos Veiga, que foi igualmente Chefe de Governo (1991 a 2001), também entra nas contas.

13/10/2021  Última atualização 09H10
© Fotografia por: DR
As sondagens  atribuem  vantagem a José Maria Neves, um "peso-pesado" que, desde que se lançou na corrida,  buscou o apoio do PAIGC. Tem, na verdade, uma folha de serviço político que  lhe garante algum conforto. Além de ter chefiado o Governo, ocupou cargos relevantes  no PAIGC, o maior partido do país.

Cargos Veiga, também uma figura sonante da política cabo-verdiana, tem conquistado apoios significativos pelo país, centrando o seu discurso  no "combate às agruras por que passam as mulheres, como a violência  baseada no género , femicídios e paternidade não assumida ".

Os outros candidatos, Gilson  Alves, Casimiro de Pina, Fernando Delgado, Hélio Sanches  e Joaquim Monteiro assumem-se, obviamente, como vencedores, mas, teoricamente, não têm eleitorado que lhes permita ombrear na disputa com  Carlos Veiga e José Maria Neves.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo