Economia

O mundo pós-pandemia em números (fim)

A evolução das economias da Ásia prevista pela revista “The Economist” está alinhada ao comportamento preconizado para o resto do mundo, onde apenas pequenos países e economias insulares esperam as taxas de crescimento mais robustas com o regresso dos turistas, como é o caso de Macau, onde a expectativa de uma expansão do PIB é de 35 por cento

17/01/2021  Última atualização 00:00
© Fotografia por: DR
Austrália
Crescimento do PIB: 1,6 por cento
PIB per capita: $56 700  (PPC: $53 160)
Inflação: 1,5 por cento
Saldo orçamental:(em percentagem do PIB)-5,6
População: 25,8 milhões
A economia contraiu acentuadamente em 2020, apesar de uma resposta precoce do Governo à Covid-19, e a recuperação será modesta, já que o comércio global permanece fraco. O Primeiro-Ministro, Scott Morrison, perde popularidade à medida que as dificuldades impostas pela pandemia persistirem e este pode ser o último ano completo de mandato da coligação Liberal-Nacional de três mandatos conforme as eleições se aproximam em 2022. Consequências da crise, desacordo interno sobre política energética e climática e a pequena maioria do Governo dificultará o progresso da sua agenda legislativa.


Bangladesh
Crescimento do PIB: 5,8%
PIB per capita $2 200 (PPC: $5 550)
Inflação: 5,6%
Saldo orçamental:
(% PIB) -6,8
População: 166,3 milhões
O choque da pandemia de Covid-19 no emprego e nos padrões de vida alimentará a oposição ao Governo do Primeiro-Ministro Sheikh Hasina Wajed, agora no seu terceiro mandato consecutivo. Mesmo assim, o controlo da Liga Awami sobre o poder político e militar e as redes de patrocínio entrincheiradas garantirão a sua sobrevivência. A economia vai recuperar, mas vai demorar mais um ano para retomar a tendência de crescimento do PIB de 5,0 por cento na última década.


Cazaquistão
Crescimento do PIB: 3,5%
PIB per capita: $8 930 (PPC: $26 820)
Inflação: 6,3%
Saldo orçamental:
(% PIB) -2,5
População: 19 milhões
O Presidente, Kassym-Jomart Tokayev, consolidará o seu controlo enquanto o seu antecessor de longa data, Nursultan Nazarbayev, assiste por trás do trono. Um segundo surto da pandemia (e um segundo confinamento), agravado por uma queda nos preços do petróleo, pôs fim a um longo período de crescimento económico, embora o Governo tenha respondido com medidas de ajuda pagas em parte pelo bem abastecido fundo de riqueza soberana. A recuperação será rápida, com o terreno perdido totalmente recuperado antes do final do ano. O preço do petróleo também subirá, embora não muito.


China
Crescimento do PIB: 7,3%
PIB per capita: $11 300 $ (PPC: $18 710)
Inflação: 3,1%
Saldo orçamental:(% PIB) -5,0
População: 1,40 mil milhões
O Presidente, Xi Jinping, usará o capital político obtido com a rápida resposta à Covid-19 para pressionar a agenda interna, aumentando o seu controlo sobre o aparato de segurança e promovendo aliados a posições influentes. Diante da crescente antipatia das potências ocidentais e regionais, o Governo redobrará o compromisso com a auto-suficiência em áreas como a energia e a tecnologia, enquanto explora a imagem de um mundo hostil para estimular o apoio interno. A economia vai recuperar da desaceleração de 2020.


Coreia do Sul
Crescimento do PIB: 2,4%
PIB per capita: $32 870 (PPC: $44 530)
Inflação: 1,3%
Saldo orçamental:
(% PIB) -5,9
População: 51,3 milhões
O Presidente, Moon Jae-in, redobrará o esforço reformista, impulsionado pelo sucesso do seu Partido Democrático que garantiu uma "supermaioria” parlamentar nas eleições gerais de 2020. O Governo obteve um impulso pré-eleitoral com a sua resposta eficaz ao surto do novo coronavírus, que minimizou o impacto na saúde e na economia. A política concentrar-se-á na desigualdade, impulsionando as pequenas e médias empresas e aprofundando as reformas do mercado de trabalho. A economia voltará à tendência de crescimento. A tradicional beligerância da Coreia do Norte retornará conforme a influência de Donald Trump se for desvanecendo.


Filipinas
Crescimento do PIB: 5,8%
PIB per capita: $3 610 (PPC: $9 150)
Inflação: 3,2%
Saldo orçamental:
(% PIB) -6,8
População: 111 milhões
A economia deste país vai recuperar fortemente da recessão provocada pela Covid-19, ficando aquém das tendências recentes, mas mais do que compensando o terreno perdido em 2020. Um aumento nas infecções ameaçou minar a autoridade do Presidente, Rodrigo Duterte, e uma contracção nos padrões de vida irá inflamar ainda mais a opinião pública. As restrições às liberdades civis, incluindo uma mordaça na Comunicação Social, irão silenciar a oposição.


Hong Kong
Crescimento do PIB: 2,4%
PIB per capita: $50 670 (PPC: $62 030)
Inflação: 1,4%
Saldo orçamental:
(% PIB) -2,2
População: 7,6 milhões
A draconiana nova Lei de Segurança Nacional do território manterá os manifestantes fora das ruas, o movimento "localista” fora do debate público e a Assembleia Legislativa repleta de funcionários pró-Governo. As autoridades procurarão reprimir o descontentamento mais amplo enfrentando questões estruturais de há muito, como a falta de habitação, mas o entrave fiscal negativo imposto pela Covid-19 atrasará os planos. A economia vai retomar, recuperando muito do terreno perdido.


Índia
Crescimento do PIB: 6,7%
PIB per capita: $2 150 (PPC: $6 850)
Inflação: 4,0%
Saldo orçamental:
(% PIB) -6,8
População: 1,39 mil milhões
No segundo mandato de cinco anos, o Primeiro-Ministro, Narendra Modi, é amplamente popular e a oposição é fraca, fortalecendo ainda mais a sua posição. Mas o virulento surto de Covid-19 que eclodiu no final de 2020 após o relaxamento de um confinamento nacional inicial e os extensos danos económicos causados pelas restrições, destacam o risco de agitação social. Conflitos e protestos comunais por grupos religiosos irromperão de tempos a tempos. Um programa de liberalização do mercado e investimento em infra-estruturas será acelerado para ajudar a recuperar uma economia que tem sido castigada pela pandemia.


Indonésia
Crescimento do PIB: 4,3%
PIB per capita: $4 260 (PPC: $12 840)
Inflação: 3,2%
Saldo orçamental:
(% PIB)-6,0
População: 269,8 milhões
O Presidente, Joko Widodo (conhecido como Jokowi), goza de forte apoio público, mas não tem partido próprio. Então, tem de fazer concessões no seu programa para manter a margem de manobra política. É apoiado na Assembleia Legislativa pelo Partido Democrático Indonésio-Luta e pelo partido Golkar e tem representantes de seis partidos no seu Gabinete. Como resultado, a estabilidade terá precedência sobre a reforma, mas as iniciativas de criação de empregos e investimento em infra-estruturas avançarão. O crescimento económico estagnou sob a Covid-19, que disparou no final de 2020, mas recuperará fortemente com a retoma das exportações e da procura interna.


Japão
Crescimento do PIB: 1,7%
PIB per capita: $39 950 (PPC: $42 060)
Inflação: 0,5%
Saldo orçamental:
(% PIB) -8,7
População: 126,1 milhões
O Partido Liberal Democrata (LDP, no Governo) elegeu Yoshihide Suga no final de 2020 como seu Presidente e, consequentemente, chefe de Governo, após a renúncia por motivos de saúde de Shinzo Abe, o Primeiro-Ministro japonês que mais tempo esteve no cargo. Suga manterá a abordagem do seu antecessor para revitalizar a economia. Uma resposta irregular à pandemia erodiu a popularidade do Governo, mas o LDP e o seu parceiro legislativo, Komeito, vão dominar as eleições para a câmara baixa em Outubro. (Uma eleição antecipada é possível.) As medidas para combater a pandemia da Covid-19 trouxeram uma recessão acentuada e a recuperação será lenta.
Os jogos adiados da XXXII Olimpíada acontecerão no verão de 2021.


Malásia
Crescimento do PIB: 5,0%
PIB per capita: $10 620 (PPC: $28 330)
Inflação: 1,3%
Saldo orçamental:
(% PIB) -6,9
População: 32,8 milhões
A política ainda não se restabeleceu desde a saída em 2018 da Organização Nacional dos Malaios Unidos (UMNO), após mais de 60 anos no poder. Houve dois Governos desde então e, a julgar pela fraqueza da actual coligação Perikatan Nasional e do seu líder, o Primeiro-Ministro Muhyiddin Yassin, 2021 trará um terceiro, embora as eleições só estejam marcadas para 2023. Muhyiddin pode prevalecer numas eleições antecipadas, mas o regresso a um mandato UMNO é possível. A incerteza política prejudicará uma economia que já está a sofrer devido à Covid-19.


Nova Zelândia
Crescimento do PIB:
1,4%
PIB per capita: $40 760 (PPC: $41 680)
Inflação: 1,6%
Saldo orçamental:
(% PIB) -7,8
População: 5,0 milhões
Fortalecida por uma resposta amplamente elogiada à Covid-19, a Primeira-Ministra, Jacinda Ardern, conduziu o seu Partido Trabalhista a uma retumbante victória eleitoral em Outubro. O partido de centro-esquerda obteve 49 por cento dos votos e uma rara maioria parlamentar absoluta, que empurrará a política para a esquerda. O sucesso da saúde pública veio à custa de uma recessão profunda. A recuperação será lenta.


Paquistão
Crescimento do PIB: 0,8%
PIB per capita: $1 180 (PPC: $4 690)
Inflação: 6,0%
Saldo orçamental:
 (% PIB) -7,6
População: 225,2 milhões
O Governo do Movimento Paquistanês pela Justiça, do Primeiro-Ministro Imran Khan, manterá o poder através de um acordo tácito com o exército, que dirige a política de segurança e das relações exteriores. Os partidos da oposição vão-se unir para obstruir o programa legislativo, mas com os líderes na prisão ou sob investigação, não ameaçarão a sobrevivência do Governo. Os gastos públicos e as remessas recorde de trabalhadores expatriados amorteceram o golpe da Covid-19, mas mesmo regressar à modesta taxa de crescimento recente levará alguns anos.


Singapura
Crescimento do PIB: 3,9%
PIB per capita: $64 190 (PPC: $101 990)
Inflação: 1,3%
Saldo orçamental:
(% PIB) -6,6
População: 5,6 milhões
Apesar do maior pacote de estímulos da sua história e da supressão bem-sucedida do vírus, o país sofreu uma das maiores recessões da Ásia em 2020 e a recuperação da economia voltada para as exportações será lenta. Os preparativos do Primeiro-Ministro, Lee Hsien Loong, para transferir o poder para a quarta geração de líderes do Partido de Acção Popular (PAP), no poder desde 1959, serão suspensos após o desempenho decepcionante do PAP nas eleições gerais de 2020. Em vez disso, concentrar-se-á na melhoria do desempenho do Governo em áreas que preocupam os eleitores mais jovens, como a imigração, a redução dos custos da habitação e a melhoria do bem-estar social.


Vietname
Crescimento do PIB: 5,2%
PIB per capita: $3 780 (PPC: $11 430)
Inflação: 2,1%
Saldo orçamental:
(% PIB) -4,8
População: 98,2 milhões
Uma nova equipa assumirá a liderança do Partido Comunista após o 13º Congresso Nacional no início de 2021, provavelmente com Nguyen Xuan Phuc, o Primeiro-Ministro, a tornar-se secretário-geral. A transição será suave e o programa de liberalização económica do Governo será retomado após a interrupção causada pela Covid-19, incluindo medidas para atrair investidores estrangeiros directos e reestruturar as empresas estatais. A economia voltará ao seu ritmo de alto crescimento à medida que a desaceleração causada pela pandemia diminuir.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia